Naturais e de baixa caloria, conquistam a todos pelo sabor e praticidade.
Na pirâmide alimentar brasileira, as frutas se encontram logo após a base, isso significa que o seu grau de importância é muito próximo ao dos alimentos integrais, e devem ser consumidas no mínimo três vezes ao dia.
Sua importância se dá pela quantidade de nutrientes que encontramos nelas, podemos destacar vitamina C, beta caroteno, vitamina E, magnésio, potássio, Bioflavonóides e fibras.
Todos estes nutrientes exercem efeitos benéficos para a saúde, tais como prevenção das doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, melhora do funcionamento intestinal, rejuvenescimento, imunidade, sensação de saciedade dentre outras.
Por estes motivos é fundamental incluir o consumo de frutas ao longo do dia: no café da manhã e principalmente nos lanches entre as refeições.
Como aumentar o consumo de frutas no corre-corre do dia a dia?
A melhor forma é consumi-las in natura, mas para aqueles que encontram dificuldade em levar a fruta para o trabalho, uma opção prática são as frutas liofilizadas.
A fruta liofilizada é um alimento totalmente puro, natural, com todos os nutrientes, só que ocupando menos espaço. É como se toda horta ou pomar coubessem num simples saquinho, mantendo o mesmo sabor e a mesma característica nutricional.
Uma característica marcante das frutas liofilizadas é o seu sabor intenso e o grau de crocância, proporcionando um enorme prazer na degustação.
A liofilização é um processo diferente de desidratação: enquanto no método mais comum o alimento é aquecido até que a água evapore, na liofilização o produto é submetido a baixas temperaturas e pressão, e a água passa diretamente do estado sólido para o gasoso.
O resultado são pedaços de frutas que mantêm a pigmentação e o formato originais. O sabor varia: o da banana e o do abacaxi, por exemplo, são acentuados, o segundo ainda possui acidez marcante; já o mamão, em fatias finas e secas, pode parecer insosso.
A retirada da umidade faz, aliás, com que os nutrientes fiquem ainda mais concentrados nesses produtos: 100 g da guloseima pode equivaler a até um quilo das frutas "in natura", já que grande parte delas é composta por água. Por isso, quem quer inserir o produto na dieta precisa ficar de olho na quantidade ingerida.
Nas gôndolas, os pacotes até se assemelham às embalagens de salgadinhos sabor bacon, cebola, queijo etc. Mas o petisco que trazem é bem diferente: pedaços de abacaxi, maçã, mamão e banana, entre outros, também sequinhos e crocantes.
O principal problema para a popularização das frutas liofilizadas é o preço. Como se trata de uma tecnologia de alto custo, as frutas liofilizadas costumam ser bem mais caras do que as "in natura" ou as secas de forma tradicional.
Devido à facilidade de transporte, o produto pode valer a pena como lanche intermediário em algumas situações. Esportistas e pessoas em viagens longas também podem se beneficiar muito de produtos liofilizados.
Mas não é recomendável usar o produto para substituir o consumo de frutas naturais,mesmo porque uma das vantagens das frutas é ajudar a hidratar o organismo.
A sugestão é deixá-las sempre à disposição para ir beliscando ao longo do dia.
Portanto, seja in natura, liofilizada ou na forma de sucos, não há mais desculpas. Consuma frutas, a saúde mais uma vez agradece!
Postado por: Suzana Gonçalves
Fonte:
Frutas Liofilizadas! A nova mania de quem se preocupa com a boa forma. Disponível em: http://www.bancodesaude.com.br/user/1363/blog/frutas-liofilizadas-nova-mania-quem-se-preocupa-com-boa-forma
LAGE, A. Secas e crocantes, frutas liofilizadas conservam nutrientes. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/comida/ult10005u322470.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário