Foi por obra do acaso que pesquisadores da Universidade do Tennessee, descobriram, no final dos anos 90, a íntima relação do cálcio com a perda de peso. Na verdade o que eles pretendiam era entender melhor a atuação deste mineral no combate à hipertensão. Só que verificaram nos participantes do estudo uma surpreendente redução de peso, além da já esperada queda na pressão arterial.
Depois disso muitos trabalhos vieram à tona para corroborar a tese da ação antiobesidade. Faltava apenas fugir do terreno das hipóteses e chegar a explicações mais consistentes. A investigação andou a passos largos e hoje já não há tantos mistérios sobre os mecanismos envolvidos nessa história.
"O cálcio interfere no desenvolvimento dos adipócitos, as células de gordura", resume a nutricionista Mariana Del Bosco, que anda estudando o assunto na Universidade de São Paulo (USP).
Especificando um pouco mais: ele bloqueia enzimas envolvidas na formação desse grupo celular. Experimentos demonstram que, na falta do nutriente, ocorre um desequilíbrio. Resultado: os adipócitos incham e o ponteiro da balança dispara. Outra ação do cálcio contra a obesidade aparece em um estudo europeu. Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, comprovaram que alimentos ricos no mineral inibem a absorção da gordura vinda das refeições.
Em outras palavras, parte das moléculas engorduradas é varrida para fora do organismo na digestão, o que impede seu acúmulo. Para completar, há evidências de que este mineral atue no aproveitamento da insulina, hormônio fundamental na regulação do metabolismo e da própria fome. Seu excesso na circulação contribui para o armazenamento de energia na forma de gordura, o que leva ao aumento do tecido adiposo.
PEREIRA, R.C. Cálcio ajuda a perder peso. Disponível em: <http://saude.abril.com.br/edicoes/0285/nutricao/conteudo_232215.shtml>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário