O suco de laranja é um alimento singular devido ao alto conteúdo de vitamina C e a quantidades apreciáveis de outros nutrientes essenciais, como carotenóides, folato e potássio. As frutas cítricas, incluindo o suco de laranja, são fontes dos flavonóides, grupo de substâncias não nutritivas presentes nos alimentos, hesperidina e naringinina, que protegem contra doenças ateroscleróticas, devido à atividade antioxidantes sobre o LDL – colesterol e consequentemente ação inibitória na formação da placa de ateroma. Estudos têm mostrado a atuação de flavonóides na atenuação do estresse oxidativo em doenças como o câncer, diabetes mellitus, doenças neurodegenerativas, aterosclerose entre outras.
Foi sugerido que os flavanoides são capazes de reduzir os níveis de colesterol sanguíneo por dois mecanismos básicos: a inibição da Enzima Acetil-Coenzima-A Acil Transferase (ACAT), responsável pela esterificação do colesterol hepático (reação que liberará colesterol para ser transportado para outros tecidos), e pelo aumento da atividade dos receptores celulares de LDL – colesterol (aumentando a captação do LDL – colesterol, retirando-o da circulação e encaminhamento para outros tecidos).
No estudo de Cesar et al. (2010) 29 indivíduos ingeriram 750 ml (equivalente a 315Kcal) de suco de laranja diariamente durante 60 dias, e houve coleta de sangue e avaliação antropométrica (massa corporal, estatura, circunferência da cintura e percentual de gordura obtido por bioimpedância elétrica) no inicio do experimento e ao final dos 60 dias.
Contrariamente à suposição de que o suco de laranja pode levar ao aumento do peso corporal por causa do seu conteúdo energético, não foi fundamentada no estudo de Cesar et al (2010). Isso porque o consumo não foi associado com nenhuma variação detectável no peso, IMC, porcentagem de gordura corporal e circunferência da cintura após os 60 dias. A análise dos lípides e das lipoproteínas sanguíneos mostrou que após o período de ingestão do suco houve uma redução significativa de 11% do colesterol total e de 15% do LDL- colesterol nos homens. E para as mulheres foi verificada redução de 10% para o colesterol total e 15% para o LDL- colesterol.
Devido a grande concentração de açúcares naturais presentes no suco de laranja, como a frutose, glicose e sacarose havia uma desconfiança de que poderia ocorrer uma elevação da glicemia e de triacigliceróis (TG) séricos, contudo, isso não foi confirmado pelo estudo. Isso porque não houve aumento de glicemia e de TG nos indivíduos.
Dessa forma, o estudo de Cesar et al (2009) constatou que a ingestão crônica e prolongada de suco de laranja por possuir ação hipolipemiante, levou à redução do risco de desenvolvimento de aterosclerose em homens e mulheres, assim como constado em um estudo com desenho bem semelhante feito por Garcia et al. (2008).
Postado por: Barbara Bernardes e Débora Soares
Referência:
CESAR, T. B.; RODRIGUES, L. U.; ARAUJO, M. S. P.; APTEKMANN, N. P. Suco de laranja reduz o colesterol em indivíduos normolipidêmicos. Rev. Nutr. 2010, v.23, n.5, pp. 779-789.
GARCIA, A. C. D. B.; BONIFÁCIO, N. P.; VENDRAMINE, R. C.; CÉSAR, T. B. Influence of orange-juice consumption on blood lipids and body composition of normolipidemic and dyslipidemic men. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr. = J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 33, n. 2, p. 1-11, ago. 2008
Muito legal as informações que você nos apresenta aqui, é sempre bom saber mais e mais sobre o que comemos.
ResponderExcluirEstou com muitas receitas que peguei nesse site aqui. Dá uma olhada depois, tem muitas legais, tem suco de laranja com tudo que é fruta e para vários benefícios (não só emagrecedores).