sexta-feira, 8 de julho de 2011

Leite de Cabra X Leite de Vaca



A produção de leite de cabra é bastante antiga, já aparecendo na mitologia grega,onde Zeus o teria utilizado para sua alimentação. O leite de cabra possui características bioquímicas que favorecem seu valor nutricional, sendo indicado para crianças, especificamente para aquelas intolerantes ao leite de vaca, para indivíduos com doenças gastrointestinais, e como suplemento para pessoas idosas e com desnutrição.

O leite materno, por suas vantagens metabólicas ,nutricionais e pela função que possui na prevenção de doenças, é alimento mais indicado para crianças até os quatro a seis meses de idade.Este deve ser o único alimento do bebê até esta idade, pois diminui a manifestação de alergias por parte das crianças. A introdução de alimentos suplementares devem ser apenas após os cinco meses de idade. Entretanto há uma carência de conhecimento sobre muitas crendices em relação ao leite de cabra.


O leite de cabra possui características físicas que o diferenciam do leite de vaca.Possui um gosto típico, que varia do local onde os animais ficam e de sua alimentação ,por exemplo, em estábulos mal cheirosos e alimentos odoríferos, apresentam um gosto mais forte, muitas vezes indesejável. Ele não apresenta caroteno (pró-vitamina A), e sim a vitamina A, o leite de cabra apresenta uma coloração branca pura em contrapartida o leite de vaca, possui esta pró-vitamina que é responsável por sua coloração mais amarelada.
A gordura do leite possui em sua composição glicerídeos e esteróides. Essa gordura presente forma glóbulos que ficam suspensos no leite como uma emulsão, leite de cabra apresenta uma maior percentagem de glóbulos pequenos se comparado com o leite de vaca, com isso é possível explicar a melhor digestibilidade do leite de cabra quando comparada ao leite de vaca. Em relação a gordura outro fator importante é sua composição em ácidos graxos .
Com a exceção dos menores conteúdos de ácido fólico, vitamina C e inositol, o leite de cabra tem composição parecida com o leite humano. O leite de cabra possui menos vitaminas B6 e B12 do que o leite de vaca, porém isto não representa problemas nutricionais, por estes valores não serem menores do que os encontrados no leite humano.
As raças caprinas leiteiras ,em média, produzem um leite parecido com o leite bovino em relação à composição, entretanto o leite caprino é mais pobre em albumina e globulina; os dois tipos de leite são pobres em ferro e cobre, mas com valores satisfatórios em cálcio e fósforo, eles possuem taxas de vitamina A e D equivalentes, são pobres em vitamina C,e o leite de cabra é muito carente em vitamina E.
O leite caprino é rico em ácidos graxos de cadeia curta, assim esses ácidos graxos são usados em tratamentos de indivíduos om problemas de má absorção, pois têm capacidade exclusiva de fornecer energia, além de inibir e limitar a deposição de colesterol nos tecidos e dissolver as placas de colesterol.


A boa digestibilidade e aceitabilidade do leite de cabra são importantes no momento de se formular dietas para crianças e pessoas convalescentes. O leite de cabra muitas vezes pode com sucesso substituir o leite de vaca em uma dieta de indivíduos alérgicos ao leite de vaca, sendo recomendada à orientação médica neste sentido; mesmo o leite de cabra apresentando características nutricionais que o diferem do leite de outras espécies,sendo um alimento rico, a necessidade de pesquisas científicas ainda existe para melhor utilizá-lo.


Postado por : Clara Igel


Fonte:http://74.125.155.132/scholar?q=cache:txsJOzyaGwJ:scholar.google.com/&hl=pt-BR&as_sdt=0






Nenhum comentário:

Postar um comentário