segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vantagens nutricionais dos cogumelos



O interesse humano pela exploração e cultivo de cogumelos comestíveis é milenar, assim como a valorização de suas propriedades nutricionais e medicinais, os cogumelos tem chamado a atenção do mundo, em especial pelas suas propriedades imunomoduladoras, antitumorais e metabólicas .
Hoje, nos países em desenvolvimento,o cogumelo esta cotado como uma opção à fonte protéica na dieta , isso tem base no fato de que algumas de suas variedades possuem uma concentração relativamente alta de proteína em sua composição. Além disso, acredita-se que a qualidade protéica dos cogumelos é alta e poderia ser parecida à de fontes de alto valor nutritivo já consagradas, como a carne .
Foram analisadas amostras de champignon de Paris, shiitake e shimeji , eles mostram que o champignon apresentou os maiores valores para proteína e o teor médio de aproximadamente 28% ; para o shiitake, a quantidade de proteína média foi de 19% e já para o shimeji, a média encontrada neste trabalho foi de 22%. Outro fator importante na constituição dos cogumelos foi o baixo teor de lipídeos, em que a média para as três espécies ficou ao redor de 5%; o champignon apresentou baixo teor de lipídeos, 5,4%; o shiitake apresentou 4,4% de lipídeos e o teor de lipídeos do shimeji, como nos demais cogumelos, mostrou-se baixo 4,30%.


Pode-se notar que o teor de fibra alimentar para os cogumelos é alto, apresentando um teor médio de 34% para as três espécies. Para o champignon, as fibras alimentares foram de 20,4%, Essa espécie foi a que apresentou o menor valor para fibra alimentar dentre as analisadas. Quanto ao shiitake, o valor encontrado foi de 41,9%. O shimeji, assim como o shiitake, também se destacou pela quantidade de fibras alimentares, 39,6% .Os cogumelos analisados apresentaram um alto teor de fósforo.
Os cogumelos champignon, shiitake e shimeji, por sua composição química, constituem um alimento com excelente valor nutritivo, pois apresentam alto teor de fibras e proteínas alimentares, além de conterem baixo teor de lipídeos. Há uma considerável quantidade de fósforo e os valores encontrados para ácido ascórbico não são expressivos para considerá-los fonte dessa vitamina.

Postado por : Clara Igel

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612007000100027&lang=pt

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732008000500006&lang=pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário