quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Suplementos de aminoácidos para animais: o uso em humanos




        Hoje em dia, observa-se o uso indevido de suplementos de aminoácidos destinados a animais pelos humanos, em academia. Muito uso, e poucos estudos para analisar essa situação.
        Para abordar isso, pesquisamos e encontramos um que se tornou muito popular e vem sendo utilizado nas academias, se trata de Muscle Horse turbo.Destinado a eqüino em crescimento ou adultos que são submetidos a prática regular de exercícios ou exercícios intensos , contém aminoácido de cadeia ramificada (BCAA’s), glicina, glutamina, probiótico e prebiótico, e conta com a presença de todos os aminoácidos essenciais , em altas concentrações , aliados a em combinação de pré e pro bióticos , entrando no conceito de proteína ideal. 
        Nosso tecido muscular é formado essencialmente pelas proteínas actina e miosina, que são responsáveis pela contração muscular, e são compostas por aminoácidos. Animais como estes que são submetidos constantemente a esforços físicos intensos, possuem maior desgaste dessas fibras, que devem ser recompostas. Na maioria das situações, apenas o conteúdo protéico presente na alimentação não é suficiente para suprir as necessidades aumentadas do animal. Nas dietas comuns praticadas para eqüinos, de modo geral os níveis de lisina, treonina, triptofano e metionina + cistina, encontram-se em deficiência leve a moderada, deficiência esta que aumenta à medida que o animal é submetido a esforços musculares intensos. Os conceitos modernos de proteína ideal, frente às necessidades de eqüinos em aminoácidos essenciais e limitantes nas dietas praticadas, ditam que os suplementos devem conter todos os aminoácidos essenciais: lisina, treonina, triptofano, metionina, cistina e os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s) como a leucina, isoleucina e valina - os quais possuem ação específica na formação das fibras musculares, compondo as proteínas actina e miosina (ganho de massa muscular). Uma vez que os animais tem uma média de peso bem maior que os humanos e fazem exercícios mais intensos , tem maior necessidade, portanto, seus suplementos tem uma concentração de aminoácidos bem maior, embora sejam os mesmos. 

- Vantagens, desvantagens ou que o seu consumo pode significar?      
     


         Os consumidores apontam a vantagem no preço, comparado ao suplemento para humanos já que 2,5kg desse suplemento custa R$ 143,00 em media , contra 300 capsulas com 2222 mg de aminoácidos para humanos R$ 146,00.        Um dos fatores que torna seu consumo pouco favorável é que alguns aminoácidos para que estejam de maneira biodisponível para o organismo humano devem estar na maneira levógira (maneira biologicamente ativa), entenda:        Os aminoácidos possuem duas formas: Dextrógira(D) e Levógira(L) que são isômeros ópticos(desviam o plano de luz para lados opostos). O corpo humano só é capaz de absorver a forma levógira dos aminoácidos(por isso do L antes do compostos: L-alanina, L-histidina), a forma dextrógira(presente em alguns aminoácidos veterinários) não é absorvida. Nestes compostos ainda existe a forma racêmica(mistura de L e D = DL) que além de não ser absorvida dificulta a absorção da forma L!! Pode- se concluir então que, nenhuma suposta vantagem que seja mencionada pode cobrir o risco de sobrecarga renal que o seu consumo pode ocasionar,uma vez que suas concentrações são desproporcionais as recomendadas para suplementação humana.Tampouco cobrem o fator “baixa biodisponibilidade”. Confira na tabela abaixo comparando as concentrações: 




         Não foram encontrados estudos científicos que põem a prova o uso de suplementos de aminoácidos de uso veterinário em humanos.Com base nas fórmulas animais , podemos concluir que apesar da maioria dos aminoácidos que as compões serem os mesmos das fórmulas destinadas a humanos , suas concentrações elevadas sempre oferecerão riscos para o organismo humano, em seu consumo . 



Postado por: Fauziane Beydoun e Julia Tineu



Fontes pesquisadas:

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/22502-levogiro-x-dextrogiro/

http://www.agroline.com.br/produto/ver/2544/muscle-horse-turbo-25kg.html

file:///C:/Users/Rosa/Desktop/Estagi%C3%A1rias/Julia%20e%20Fau/Amino%C3%A1cido%20Veterin%C3%A1rio%20%20%20Tabela%20Comparativa%20-%20F%C3%B3rum%20Hipertrofia.org.htm

8 comentários: