segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ANFETAMINA


A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação “anfetaminas” é atribuída a todo um grupo de substâncias como: fenproporex, metilfenidato, manzidol, metanfetamina e dietilpropiona. Todas essas são comercializadas sob a forma de medicamento. Um outro tipo de anfetamina, bem conhecido, e também de uso ilícito, logo, não encontrado em farmácias, é a metilenodioximetanfetamina (MDMA), conhecida por “êxtase”.

As anfetaminas foram sintetizadas em laboratório, a partir de 1928, para combater a obesidade, a depressão e a congestão nasal. A sua principal indicação terapêutica continua sendo no tratamento da obesidade, fazendo parte de quase todas as fórmulas redutoras do apetite.

A utilização de anfetaminas é capaz de bloquear o apetite através de uma ação direta central na região lateral do hipotálamo, no chamado centro do apetite, são estimulantes do SNC (Sistema Nervoso Central), o efeito que caracteriza as anfetaminas é o aumento da capacidade física do usuário, ou seja, a pessoa sob efeito da droga é capaz de praticar atividades que normalmente não conseguiria. Isto ocorre porque as anfetaminas aumentam a resistência nervosa e muscular do usuário, aumentando também a capacidade respiratória e a tensão arterial, deixando a pessoa em estado de alerta constante (“ligada”). Algumas são capazes de atuar no sistema serotoninérgico, aumentando a liberação de dois importantes neurotransmissores a noradrenalina e a dopamina.   

Apesar de parecer um benefício, esse aumento geral da capacidade é ilusório, já que acaba com o fim do efeito da droga, levando o usuário a extrapolar os reais limites do corpo, o que acaba sendo nocivo para a saúde. Além disso, ao perceber que “perdeu” a sua força, o usuário entra em depressão e busca novas doses da droga para voltar a ter um aumento da sua capacidade de autoconfiança.
        
A síndrome de abstinência chega a atingir 87% dos usuários de anfetamina. Sinais e Sintomas de Abstinência das Anfetaminas:

• Fissura interna;
• Ansiedade e Agitação;
• Pesadelos;
• Redução da energia;
• Lentificação;
• Humor Depressivo.

No ultimo dia 04 A Anvisa decidiu proibir a venda de parte dos medicamentos inibidores de apetite no país. Deverão ser retirados do mercado os derivados da anfetamina (femproporex, anfepramona e mazindol), geralmente usados no tratamento da obesidade. Os remédios terão os registros cancelados e deverão ser retirados das farmácias em sessenta dias, para que os pacientes tenham os tratamentos reavaliados pelos médicos.


Postado por Daniela Alvarenga, Danielle Loverri e Elineides Silva.


Fontes consultadas:


Evandro Murer. Drogas, Anfetaminas e remédios para emagrecer. disponível em  

BRUSK, E. Doping no esporte. Trabalho Final de Pós-Graduação. Centro Universitário FEEVALE . Novo Hamburgo. Julho/ 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário