Os benefícios do iogurte tem destaque desde a antiguidade segundo Metchnikoff que postulou a teoria da longevidade associada ao consumo deste alimento riquíssimo em cálcio, proteínas de alta qualidade (caseínas) e vitaminas.
As propriedades nutricionais deste alimento auxiliam na atividade anticancerígena, hipocolesterolêmica, anti-inflamatória, imunomoduladora, antiulcerogênica e anti-hipertensiva.
Pessoas que apresentam diarreia devida intolerância à lactose podem consumir o iogurte como alternativa de consumo de produtos lácteos, já que são bem tolerados e melhora a evacuação gástrica.
Outro benefício do iogurte é sua característica probiótica, ou seja, a presença de bactérias benéficas ao intestino que reduz a população de bactérias prejudiciais ao intestino que estão associadas aos processos cancerígenos e doenças inflamatórias intestinais. Auxiliam também no combate a halitose, a cáries e as doenças das gengivas.
Essa característica esta relacionado ao conceito de alimentos funcionais que são definidos como alimentos que possam controlar e modular varias funções orgânicas, contribuindo para a manutenção da saúde e reduzindo o risco de aparecimento de doenças.
Com todas essas qualidades, a indústria alimentícia vem desenvolvendo e pesquisando formulações de produtos que potencializem ainda mais seus benefícios. Alguns aspectos são levados em consideração como, por exemplo, a tendência de produtos light e diet, reduzindo desta forma os teores de açúcar e gordura (iogurte desnatado), além de acréscimos de minerais, vitaminas e fibras auxiliando também da redução das concentrações de açúcar no sangue.
REFERÊNCIAS:
ANTUNES, A. E; CAZETTO, T. F; BOLINI, H.M.A. Iogurtes desnatados probióticos adicionados de concentrado protéico do soro de leite: perfil de textura, sinérese e análise sensorial. Alim. Nutr., Araraquara,v. 15, n. 2, p. 107-114. 2004.
BRANDÃO, S. C. C; FONTES, A. C .L. Tendências na fabricação de lácteos light e diet. Tendências e avanços do agronegócio do leite na Américas:mais leite=mais saúde. Congresso Panamericano do leite.
FUNCHS, R. H.B et al. Utilização de lactobacillus casei E cultura iniciadora na obtenção de iogurte suplementado com inulina e oligofrutose. B.CEPPA, Curitiba, v. 24, n. 1, p. 83-98. 2006.
Publicado por Gabriela Senedez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário