terça-feira, 25 de outubro de 2011

CRANBERRY VERSUS INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO



Cranberry é uma fruta diferente de qualquer outra do mundo. Nos Estados Unidos ela tem um importante papel nos tradicionais feriados e é símbolo de uma vida saudável.
Este fruto é comprovadamente indicado para  prevenção de infecções do trato urinário dentre outros tratamentos.
A infecção do trato urinário (ITU) é uma patologia extremamente freqüente, que ocorre em todas as idades, do neonato ao idoso, mas durante o primeiro ano de vida, devido ao maior número de malformações congênitas, especialmente válvula de uretra posterior; acomete preferencialmente o sexo masculino.
 A partir deste período, durante toda a infância e principalmente na fase pré-escolar, as meninas são acometidas por ITU 10 a 20 vezes mais do que os meninos. Na mulher, a susceptibilidade à ITU se deve à uretra mais curta e a maior proximidade do ânus com o vestíbulo vaginal e uretra. No homem, o maior comprimento uretral, maior fluxo urinário e o fator antibacteriano prostático são protetores. O papel da circuncisão é controverso, mas a menor ligação de enterobactérias à mucosa do prepúcio pode exercer proteção contra ITU. A partir da 5ª a 6ª década, a presença do prostatismo torna o homem mais suscetível à ITU.
Algumas recomendações para o manuseio não medicamentoso de pacientes com ITU recorrente ou com bacteriúria assintomática incluem:
a) aumento de ingestão de líquidos;
b) urinar em intervalos de 2 a 3 horas;
 c) urinar sempre antes de deitar ou após o coito; evitar o uso de diafragma ou preservativos associados a espermicida (para não alterar o pH vaginal);
 d) evitar banhos de espuma ou aditivos químicos na água do banho (para não modificar a flora vaginal);
e) aplicação vaginal deestrógeno em mulheres pós-menopausadas.
Outras medidas não medicamentosas que também têm sido sugeridas para redução de recorrência em ITU em mulheres na pré-menopausa incluem: instilação vaginal de Lactobacillus.Ingestão de suco de "cranberry"(vaccinium macrocarpon), que inibe a proliferação da bactéria  E.coli.
 Postado por Claúdia Simionato e Keite lago
REFERÊNCIAS
 Nicolle LE. Epidemiology of urinary tract infection. Infect Med 2001; 18:153-62.
 Schor N, Heilberg IP, Perrone HC, Laranja SMR, Gandolpho L, Martini LA, et al. Infecção do trato urinário inferior - cistite e síndrome uretral. Rev Bras Med 1995; 52:141-64.  [ Lilacs ]
Bratman.S.Girman.A.M.HANDBOOK OF HERBS AND SUPPLEMENTS THERAPEUTIC  USES.St.Louis:Mosby. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário