Alguns alimentos tem propriedades que auxiliam no processo de cicatrização de ferimentos e cortes, são os chamados cicatrizantes naturais e para aquelas pessoas adeptas à medicina alternativa, os alimentos cicatrizantes são excelentes opções no processo de renovação da pele e apresentam um resultado surpreendente.
Alimentos que são fontes de proteína como a carne e os que contêm vitamina K, ajudam na cicatrização de ferimentos e cortes, a explicação é simples, elas beneficiam a coagulação sangüínea. Outros alimentos como a abóbora e a cenoura são ricos em vitamina A e C, o fígado também é uma fonte de ferro e ainda, as castanhas ricas em zinco, todos estes alimentos tem função cicatrizante e ajudam a renovar a pele.
As proteínas também são importantes, pois participam do processo de cicatrização desempenhando funções como a constituição do colágeno, remodelagem da ferida e resposta imunológica; já os carboidratos fornecem energia para as atividades de células que participam da defesa no nosso organismo e fechamento da ferida. Os lipídios (gorduras) também contribuem para a cicatrização. Eles fornecem energia, originam substâncias pró e antiinflamatórias e compõem as estruturas das células que formarão a nova pele.
Mas para a cicatrização ser perfeita, alguns alimentos devem ser evitados, como por exemplo, refrigerantes e café, eles acabam dificultando a chegada dos nutrientes até o ferimento e isso pode diminuir a aceleração da cicatrização da pele.
Conheça alguns alimentos cicatrizantes:
HORTALIÇAS
Cebola, cenoura, repolho, tomate
FRUTAS
Banana, caju, limão, maçã, acerola, coco.
Propriedades Nutricionais:
Ricos em vitamina C, também é fonte de betacaroteno, vitaminas do complexo B e dos minerais: cálcio, fósforo, ferro, magnésio e manganês.
Propriedades Medicinais:
Ajuda a manter as defesas do corpo e, provavelmente, reduz o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, pode diminuir a taxa de colesterol no sangue e é boa fonte de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial.
Desta forma, a alimentação adequada é um dos mais importantes aspectos para o sucesso do processo de cicatrização, pois a dinâmica da regeneração tecidual exige um bom estado nutricional do paciente.
Postado por Daniela Alvarenga e Elineides Silva
Referências:
CURI, R.; PEREIRA, L.M.; BALBINO, C. A. Mecanismos envolvidos na cicatrização: uma revisão. Revista brasileira de Ciências Farmacêuticas. v.41, n.1,p. 27-46 2005.
DRAGO V. El proceso biológico de la cicatrización de las heridas http://www.espanol.geocities.com
FAUCHEN N, Meaume S, Salvatore R, Senet P. Nutritional status and infections, factor of the delay of cicatrisation. Soins 2000;(642 Suppl):5-8
Nenhum comentário:
Postar um comentário