segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Whey Protein para intolerantes e alérgicos à lactose

O suplemento Whey Protein está cada vez mais em alta. Muitos esportistas tem o hábito de tomar, mas muitas pessoas não sabem como e porque utilizá-lo. 


Os suplementos alimentares tem sido cada vez mais adotados nas academias e o whey protein é um dos campeões de vendas. Esse suplemento é a proteína do soro do leite extraída durante a transformação do leite em queijo. 

Excelente fonte de aminoácidos essenciais, sem adição de gorduras, o whey protein promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular), é rico em antioxidantes, e fortalece o sistema imunológico reduzindo os sintomas de overtraining (fadiga pelo treinamento extensivo). 

Existem três tipos principais de Whey Protein, sendo que a diferença é o processo que vai sofrer. 

Vejamos os tipos. 

Isolada: Isolado Protéico do Soro de Leite. Esta é a forma mais pura de proteínas do soro do leite que contém entre 90 e 95% de proteínas. É uma ótima fonte para pessoas com intolerância a lactose, uma vez que se trata de um produto com quantidade muito reduzida ou até mesmo sem lactose. Os outros componentes são retirados no processo de fabricação restando apenas as proteínas. 

Hidrolisada: Hidrolisado Protéico do Soro de Leite. As longas cadeias de proteínas deste produto foram quebradas em cadeias menores (peptídeos). Isso faz com que as proteínas do soro sejam mais facilmente absorvidas pelo organismo, já que estão na forma pré-digerida, reduzindo seu potencial de reações alérgicas. A hidrólise do produto não reduz a qualidade da proteína apenas facilita sua absorção. 

Concentrada: Concentrado Protéico do Soro do Leite. A porcentagem de proteína deste produto pode variar de 34% a 80%. O restante do produto consiste de lactose (4 a 8%), minerais e umidade. Sua absorção é mais lenta comparada aos outros tipos de whey, pelo fato de conter quantidades significativas de outros nutrientes. 

Os pacientes com intolerância a lactose podem utilizar preferencialmente a proteína isolada. 
Cada indivíduo apresenta um grau de tolerância a lactose e essa deve ser respeitada evitando maiores desconfortos. A proteína isolada contém uma quantidade muito pequena de lactose ou por vezes indetectável, sendo uma boa notícia a esses pacientes. Já quem apresenta alergia à proteína do leite de vaca não deve consumir nenhum tipo de whey, pois os sintomas podem ser agravados. 

Postado por Daniela Alvarenga e Elineides Silva

Referências:

MERRIT, R. J.; CARTER, M.; HAIGHT, M.; EINSENBERG, L. D. Whey protein hydrolyzate formula for adults with gastrointestinal intolerance to cow milk and soy protein. Journal Nutrition, 11: 78-82, 1990. 

BACURAU, Reury Frank . Nutrição e Suplementação Esportiva. Guarulhos, SP: Phorte Editora, 2000 

Kunz C y Lonnerdal B. 1989. Human milk proteins: separation of whey proteins and their analysis by polyacrylamide gel electrophoresis, fast protein liquid chromatography (FPLC) gel filtration, and anion-exchange chromatography. American Journal of Clinical Nutrition 49(3): 464-470.

Nenhum comentário:

Postar um comentário