Nas últimas décadas, o uso indiscriminado de agrotóxicos na produção de alimentos vem causando preocupações com a saúde das pessoas. A crítica ao uso de agrotóxicos e conservantes agrícolas cresce à medida que estudos comprovam que esses contaminam os alimentos e o meio ambiente. Diante da problemática, em aumentado progressivamente a procura por alimentos produzidos de forma orgânica, isto é, livres de fertilizantes químicos, antibióticos, hormônios e outras drogas usualmente utilizadas
A alimentação com produtos orgânicos não pode ser encarada como moda, mas sim como estilo de vida e saúde. O ser humano tem se direcionado em busca de melhorias na alimentação e qualidade de vida, ao passo que contribui também para o Meio Ambiente.
Empresas têm se empenhado em busca de inovações no mercado de alimentos, investindo e apostando fielmente no crescimento desse novo hábito e estilo de vida saudável. As empresas buscam alimentos rápidos, práticos, com custo acessível e que tragam benefícios à saúde, são os chamados fast foods orgânicos. Pretendem ganhar o público com salgadinhos sabor milho e pizza, sopas instantâneas, macarrão tipo lámen, barrinha de cereais, entre outros.
Hoje, estima-se que, 80% da cesta de compras dos brasileiros em supermercados é composta de itens de pronto consumo. E não há nenhuma oferta semelhante na linha de orgânicos, cujo setor concentra 80% de suas vendas em frutas, legumes e verduras.
Quem consome orgânico sabe que não se encontra esse tipo de alimento em qualquer lugar. Restaurantes que só usam ingredientes livres de agrotóxicos são raros. A solução, muitas vezes, é ir à feira e comer em casa. Nessa hora, outro grande problema. Como arranjar tempo para cozinhar? Para esses consumidores, o ideal são pratos rápidos, que agora podem ser feitos com hambúrguer, tofu, patê e espetinho. Porém, tudo à base de ingredientes orgânicos.
Se as estatísticas que mostram que o consumo de orgânicos aumenta 25% ao ano no Brasil estiverem certas, os alimentos industrializados chegam tarde às prateleiras. Temos um vasto mercado a explorar, que tende a trazer benefícios as empresas, ao consumidor e ao Meio Ambiente.
Postado por Daniela Alvarenga e Elineides Silva
Referências:
BONTEMPO, M. Alimentação Orgânica. Medicina Natural. São Paulo: Nova Cultural, 1999
CONSUMIDOR Orgânico. Boletim Informativo dos Consumidores de Alimentos Orgânicos Curitiba, 1999
http://revistagloborural.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário