As vitaminas são compostos orgânicos indispensáveis, pois atuam na formação de enzimas e em outros processos importantes para a manutenção do equilíbrio do organismo humano. Sendo então necessárias para o bom funcionamento dos aparelhos circulatórios, respiratórios e digestivos.
Os nutrientes realizam interações que influenciam a saúde. Umas são benéficas e outras causam dano ao organismo. As interações benéficas aumentam a biodisponibilidade, absorção e a utilização dos nutrientes e dos medicamentos, e as negativas inibem, diminuem ou bloqueiam alguns ou todos os efeitos.
Falaremos de alguns tipos específicos de vitaminas e minerais, suas características bioquímicas, implicações clinicas decorrentes da deficiência e excesso na dieta, e também interações entre nutrientes.
Falaremos de alguns tipos específicos de vitaminas e minerais, suas características bioquímicas, implicações clinicas decorrentes da deficiência e excesso na dieta, e também interações entre nutrientes.
As interações entre nutrientes dependem, na sua maioria, dos hábitos alimentares do individuo, não tendo grandes conseqüências clinicas se houver consumo de dieta equilibrada. Entretanto se a dieta for desequilibrada (excesso ou falta), se houver terapia crônica com alguns fármacos, se houver uso de bebidas alcoólica e outros, tem grande significado clinico.
É evidente que ainda a muito a ser aprendido com referencia a interações. Quanto mais soubermos sobre as interações, melhor será a prestação de serviço pelo profissional da saúde.
A nutrição tem se tornado de grande importância, pois alem de agir como terapêutica dietética atua, também com veiculo para que o fármaco tenha sua ação mais rápida ou não, de acordo com a necessidade do paciente, bem como minimizando ou evitando as colateralidades e interações negativas provocadas pelo medicamento.
Postado por Daniela Alvarenga e Elineides Silva
Referência:
MAHAN, L. KRAUSE: Alimentos, Nutrição & Dietoterapia. 9. Ed. São Paulo: Roca, 1179pag. 1998.
CUPPARI, L. Guia de Nutrição: Nutrição Clinica no Adulto. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2005.
MARTINS, C. Interações Droga-Nutriente. Curitiba: Nutroclinica, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário