quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012





Pãozinho mais Saudável


Anvisa lança guia para redução de sódio no pão francês


Com a intenção de diminuir o consumo de sal no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) acaba de lançar um documento chamado Guia de Boas Práticas Nutricionais, com o objetivo de controlar os nutrientes usados na alimentação brasileira e combater doenças crônicas como pressão alta e problemas cardiovasculares.

O pão francês é um dos alimentos que contribuem para o consumo de sódio, segundo IBGE o brasileiro consome em média uma unidade (50g) de pão francês por dia que contém cerca de 320 mg de sódio o que corresponde à 40% da composição de sal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de 2 g de sal por dia, equivalente à uma colher de chá.

O mineral encontrado no sal de cozinha faz a pressão arterial disparar quando ingerido em excesso, sendo assim causa complicações à saúde do coração.

Ministério da Saúde assinou em dezembro de 2011 um termo de compromisso para redução do teor de sódio no pão francês de 2% para 1,8% até 2014. O acordo foi feito junto a órgãos ligados à produção do alimento como as associações brasileiras das indústrias de Alimentação (Abia), de Massas Alimentícias (Abima) e de Panificação e Confeitaria (Abip), além da Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo).



A META

Até 2014 deve ocorrer uma redução progressiva
na quantidade de sódio no pão:

2011
320 mg de sódio

2012
                         304 mg de sódio

2014
289 mg de sódio



Valores referentes a 1 unidade de pão francês
                            

Apenas a medida da Anvisa, não garante o consumo controlado de sal, segue então algumas dicas para diminuir o mineral no dia a dia:

- Prefira temperos naturais, como: alho e cebola;

- Sempre que possível opte por alimentos frescos;

- Consuma com moderação alimentos industrializados, como: macarrão instantâneo, sopas prontas, salgadinhos, bolachas, embutidos, enlatados, etc;

- Não deixe o saleiro na mesa, pois aumenta a tendência do consumo diário;

- Experimente a preparação antes de salga - lá mais.


Até 2014 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária pretende diminuir em 10% a quantidade de sódio do pão. Os próximos guias ainda não foram definidos, mas também serão abordados ingredientes como açúcar, gorduras saturadas e trans.



Postado por: Juliana Leal e Débora de Oliveira





Referências Bibliográficas:


 MANARINI, T. Menos sal no pãozinho. ed. abril. Rev. Saúde. fev/ 2012.


ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária
http:// www.anvisa.gov.br.  Acessado em 23/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário