A Artrite Reumatoide (AR) é caracterizada por uma inflamação das articulações que pode levar a destruição do osso e da cartilagem e finalmente a deformação da articulação. Tem prevalência mundial que atinge 1% dos adultos, e é mais comum nas mulheres do que em homens, podendo ocorrer em qualquer idade, embora o surgimento é mais comum a partir dos 60 anos.
Muitos alimentos foram estudados e relacionados ao desenvolvimento da AR, incluindo o azeite de oliva, frutas, hortaliças, café, carnes vermelhas e alguns nutrientes.
Estudos demonstraram que o consumo de azeite de oliva pode desencadear um fator protetor assim como o consumo elevado de frutas e hortaliças para o risco de artrite. Já a ingestão elevada de carne vermelha foi associada a um aumento no risco. Não foi comprovado que bebidas como café, chá e álcool interfiram no desenvolvimento da artrite.
Há boas evidências de que a ingestão de ômega 3, presente nos peixes como o salmão, linguado, atum fresco e sardinha, faz com que haja uma diminuição das dores articulares, além de estar associado a prevenção de doenças cardiovasculares, considerando que as pessoas com AR tem um risco aumentado de desenvolver essas doenças.
Uma alimentação rica em antioxidantes, que estão presentes na laranja, damasco, manga, cenoura, pimenta e vegetais folhosos verdes escuros, pode ajudar também a reduzir o desenvolvimento de AR e possivelmente diminuir a inflamação na doença já estabelecida. Entretanto o uso de suplementos antioxidantes individualmente (vitaminas A, C, E e selênio) não traz nenhum benefício no tratamento de qualquer tipo de artrite, não sendo recomendada o uso de grande doses para aliviar os sintomas.
Apesar das limitações dos estudos as evidências existentes mostram benefícios de uma alimentação rica em frutas e hortaliças, peixes e azeite de oliva no desenvolvimento e tratamento da AR.
Postado por: Letícia Andrade e Vivian Giubine
Referências
PATTISON. D. J. O papel da dieta no desenvolvimento e tratamento da Artrite Inflamatória: Uma Revisão. Revista Nutrição em Pauta, São Paulo, v.15, n.87, p.5-9 nov./dez. 2007.
SALVADOR, M. B. et al. Avaliação da ingestão de ácidos graxos, antioxidantes e da composição corporal em mulheres com artrite reumatoide. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr., São Paulo, v. 33, n. 3, p.17-30, dez. 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário