quinta-feira, 12 de abril de 2012

Como manter o bem estar pós-parto





O período logo após o parto chama-se Puerpério, também conhecido como resguardo, umas das fases da vida da mamãe que começa depois do nascimento da criança. Além dos cuidados com o novo integrante da família, ela precisa também cuidar da sua recuperação pós-gestação e pós-parto.

A gestação e o período pós-parto constituem dois momentos importantes na vida da mulher. A retenção do peso ganho durante a gestação pode representar um fator determinante à obesidade em mulheres e seu desenvolvimento é determinado por uma complexa rede de interrelações, como: o estilo de vida, incluindo consumo energético e atividade física.

O mais indicado para manter uma um pós-parto saudável é começar a se cuidar já no início da gestação. O ideal é engordar apenas o necessário para gestação, seguir uma alimentação balanceada e manter atividades físicas ao longo dos nove meses.

Um mês depois do parto, aos poucos os médicos vão liberando moderadamente a prática de exercícios físicos, até retomar a rotina normal.

Em relação à alimentação segue abaixo algumas dicas!

Prefira
- Carnes magras (ricas em ferro heme)
- Alimentos ricos em ferro em vegetal (ferro não heme), como: folhas verde escuro, feijões e grãos em geral.
- Alimentos fonte de cálcio, como: leite e laticínios e gergelim.
- Frutas e cereais integrais: ricos em vitaminas, minerais e fibras. Auxiliam no transito intestinal, já muitas vezes é comum mulheres apresentarem constipação nesta fase da vida.
- Vitaminas do complexo B, como: farelo de arroz, castanha do pará, gérmem de trigo, aveia em flocos, entre outros;
- Alimentos fonte de ômega 3, como: salmão, semente de linhaça, castanha do pará, rúcula, que tem como efeito antidepressivo;
- Ingerir muito líquidos, como: água e sucos naturais.


Evite

- Bebidas alcoólicas, refrigerante e cafeína (chá, coca-cola, chocolate) podem provocar gases no bebê;
- Evitar o consumo de doces e açúcar.
- Fazer dieta com restrições calórica, sem consultar um nutricionista.



         É importante lembrar que a dieta (na gestação e no pós parto) seja orientada e prescrita individualmente por um nutricionista, levando-se em consideração suas características físicas e nutricionais!


Postado por: Juliana Leal


Referência Bibliográfica:

LACERDA, M. Fatores associados com a retenção e ganho de peso pós-parto: uma revisão sistemática. rev. Bras. Epidemiologia. vol. 7, n° 2, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário