sexta-feira, 20 de abril de 2012

Amamentação: A Importância e alguns Mitos e Crenças









         O leite materno é o alimento ideal para o bebê, isto é explicado pelo fato de existir em sua composição, propriedades nutricionais e imunológicas que protegem o recém-nascido de infecções, diarreia e doenças respiratórias, além disso, o leite materno permite que o bebê cresca e se desenvolva com saúde, fortalecendo o vínculo mãe-filho e reduzindo o índice de mortalidade infantil.
         A amamentação exerce um efeito protetor contra doenças no início da vida do bebê, além disso, estudos dizem que ela pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, como a doença celíaca, doença de Crohn, colite ulcerativa, linfoma, diabetes mellitus e alergia alimentar, entre outras.
        No que se refere à família, as vantagens da amamentação estão relacionadas com o custo, praticidade e o estímulo ao vínculo do da mãe com o filho.


-A CRENÇA DO LEITE FRACO

            Muitas mães alegam que seu leite é fraco,  e hoje em dia, é uma das principais causas da complementação com alimentos precoce, isto se deve principalmente ao fato da comparação feita entre o leite de vaca e o leite materno.
            A aparência aguada do leite materno, principalmente do colostro, faz com que a mãe considere seu leite inferior, acreditando que não serve para alimentar seu filho.

Esta crença é FALSA

            É muito importante lembrar que o leite humano contém todos os nutrientes que a criança necessita, além disso a digestão dele é fácil, e seu aspecto mais aguado é uma característica normal, portanto o leite materno está sempre em boas condições para o consumo da criança.



-O MITO “O LEITE MATERNO NÃO MATA A SEDE DO BEBÊ”

     É muito observado hoje em dia que as mães introduzem água, sucos e/ou chás precocemente na alimentação do bebê, antes dos seis meses de idade.

     
Este mito é FALSO

            O leite materno contém a quantidade exata de água que uma criança necessita, mesmo que o dia esteja quente, não é necessário ofertar outro líquido ao bebê.


          É MUITO IMPORTANTE SABER que o leite materno é a primeira alimentação humana e também é fonte de muitos nutrientes para as funções do organismo do bebê, por isso é considerado o melhor alimento para os bebês.


Postado por Vivian Giubine


Referências

MARQUES, E. S.; COTTA,R. M. M.; PRIORE, S. E. Mitos e crenças sobre o aleitamento materno. Ciência & Saúde Coletiva, 16(5):2461-2468, 2011
         
MORGANO, M. A. et al. Composição mineral do leite materno de bancos de leite. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 25(4): 819-824, out.-dez. 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário