segunda-feira, 30 de abril de 2012

Benefícios da Prática de Exercícios Físicos durante a Gravidez



               

                Há um consenso geral na área científica de que a prática de exercícios físicos de intensidade moderada durante a gravidez, que não seja de risco, proporciona inúmeros benefícios para a saúde da mulher.


          Estudos mostram que os exercícios de resistência de intensidade leve a moderada podem promover melhora na resistência e flexibilidade muscular, sem aumento no risco de lesões, complicações na gestação ou relativas ao peso do feto ao nascer. Neste contexto, podemos dizer ainda que a atividade física aeróbia também auxilia no controle do peso e na manutenção do condicionamento físico.



Benefícios da prática de exercício físico regular na gravidez

- Melhora do condicionamento físico;

- Controle do ganho de peso, sem comprometer o crescimento do bebê;

- Facilitação da recuperação depois do parto, inclusive na diminuição do útero no pós-parto;

- Redução e prevenção da dor lombar;

- Prevenção ou tratamento do Diabetes Gestacional;

- Melhora da postura, disposição e qualidade do sono;

- Redução do risco de hipertensão;

- Proteção contra baixo peso ao nascer;

- Efeito protetor contra nascimento prematuro;

- Melhora no crescimento fetal.

- Apresenta fatores protetores sobre a saúde mental e emocional da gestante durante e depois da gravidez


    Por conta destes benefícios, todas as mulheres que não apresentam contraindicações devem ser incentivadas a realizar atividades aeróbias, de resistência muscular e alongamento.

         A indicação do exercício físico na gravidez é considerada uma prática segura, devendo ser conhecida e orientada por uma equipe de profissionais da saúde, ou seja, antes de iniciar a prática de exercícios físicos durante a gravidez, deve-se procurar sempre um médico e um profissional habilitado, que irão orientar corretamente a atividade, além de orientar os cuidados necessários.


Postado por Vivian Giubine 


REFERÊNCIAS

LIMA, F. R.; OLIVEIRA, N. Gravidez e Exercício. Rev Bras Reumatol, v. 45, n. 3, p. 188-90, mai./jun., 2005

NASCIMENTO, S. L. Exercício físico no ganho de peso e resultados perinatais em gestantes com sobrepeso e obesidade: uma revisão sistemática de ensaios clínicos. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n.3, p. 407-416, mar, 2011

SANTOS, M.C.C. dos; FERREIRA, Ana M.V.; NAVARRO, F. A variação do IMC e do percentual de gordura em mulheres na fase puerperal e suas correlações com ganho de peso e a prática de exercício físico durante a gestação. Revista Brasileira de Prescrições e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 35-45, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário