terça-feira, 10 de abril de 2012

Enxágue bucal com carboidrato pode melhorar o desempenho físico? SIM!


            



                Com a crescente busca por melhorias no desempenho na prática esportiva tem sido grande o uso de diferentes substâncias alimentares que visam otimizar o desempenho físico.

            Existem estudos que evidenciam que a ingestão de carboidratos durante atividade física com duração de pelo menos duas horas, pode favorecer a melhoria do desempenho físico. Contudo, parece que a melhora do desempenho estaria relacionado não só a ingestão, mas também aos receptores de carboidrato presentes na boca.

            Para testar essa hipótese, ciclistas treinados, foram submetidos a apenas a um enxágue bucal com carboidrato ao invés da ingestão habitual, apresentando melhora significante no desempenho físico durante 60 minutos de ciclismo. Foi observado que a simples presença de líquidos com carboidratos na boca humana, ativa importantes regiões cerebrais relacionadas a sensações de motivação, tornando-as mais eficientes para aumentar a potência durante o exercício físico.

            A estratégia do enxágue bucal deve ser realizado com líquidos contendo baixas concentrações de carboidrato. Os atletas devem realizar movimentos com a língua, mantendo a bebida na boca (aproximadamente 100 ml) por cerca de 5 a 10 segundos, sendo sempre orientados por um profissional. Após esse período a solução deve ser descartada. Esse procedimento deve ser realizado antes e durante a realização do exercício físico.

            Os resultados produzidos, embora ainda recentes, são bastante interessantes, por ser uma estratégia de fácil aplicabilidade, baixo custo e boa eficácia para a melhoria do desempenho físico em atividades intensas e prolongadas. Porém, a maioria dos estudos realizados sobre o assunto utilizou como modelo apenas a prática do ciclismo e da corrida para investigar o possível efeito do enxágue bucal com carboidrato.

            Para não deixar dúvidas, e entender melhor o mecanismo corporal envolvido na otimização do desempenho físico, devem ser ampliados os estudos sobre o uso dessa estratégia.


Postado por: Letícia Andrade e Vivian Giubine



Referências


BORTOLOTTI, H. et al. Enxágue bucal com carboidrato: recurso ergogênico capaz de otimizar o desempenho físico. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum., v.13, n.2, p.158-161, 2011.

ROMBALDI, A. I. J.; SAMPEDRO, R. M. F. Fatores a considerar na suplementação com solução carboidratadas. Rev Bras de Ativ Fís Saúde, v.6, n.1, p.53-61, 2001.



Nenhum comentário:

Postar um comentário