segunda-feira, 16 de abril de 2012

Vitaminas e Atividade física





      As vitaminas são compostos orgânicos essenciais para o funcionamento adequado do nosso corpo. Esses nutrientes são conhecidos por desempenhar inúmeras funções no metabolismo, e dentre elas, a regulação de diversas reações.

             As vitaminas podem ser classificadas como:
  • Vitaminas lipossolúveis: A, D, E e K
  • Vitaminas hidrossolúveis: C e Complexo B


        Foram realizados diversos estudos com o objetivo de investigar possíveis relações entre suas funções e suplementação e a prática de atividade física. Nessa relação destacam-se as vitaminas do Complexo B, a vitamina E e a vitamina C.

            Complexo B: participação no metabolismo energético, transmissão do impulso nervoso ao músculo, manutenção das células nervosas, produção de hormônios esteroides. Presente em alimentos como: Leite, cereais integrais, feijões, vegetais verdes, frutas, legumes e alimentos fonte de proteína.

          Vitamina E: atividade antioxidante (proteção das membranas das células contra a produção aumentada dos radicais livres durante a atividade física). É encontrada nos óleos vegetais, germe de trigo, amêndoas e avelãs, e alimentos de origem animal como ovos e manteiga.

         Vitamina C: atuação na prevenção de lesões musculares, função antioxidante, participação na melhora da performance. Está amplamente distribuída em alimentos de origem vegetal e animal. Vale ressaltar que as frutas cítricas representam fontes substanciais dessa vitamina, além de serem ingeridas cruas, já que na cocção do alimento ocorre a diminuição de sua concentração.

          Estudos relatam que a deficiência destas vitaminas podem resultar em diminuição do desempenho físico. Porém a suplementação é apenas segura quando há uma evidencia concreta de deficiência.

          A suplementação vitamínica é geralmente desnecessária em atletas que consomem dietas bem balanceadas. Somente atletas engajados em treinamentos exaustivos podem necessitar de um monitoramento de seu estado de vitamina corporal, ainda que consumam a quantidade recomendada de ingestão diária.

     É importante ressaltar que a ingestão excessiva de vitaminas, especialmente das lipossolúveis, pode promover seu acúmulo no organismo em quantidades consideradas tóxicas.

É sempre preferível a escolha adequada de alimentos à suplementação.


Postado por Letícia Andrade e Vivian Giubine


Referências:

ROGERO, M. M. et al. Vitaminas e Atividade Física. In: TIRAPEGUI, J. Nutrição, metabolismo e suplementação na atividade física. São Paulo: Editora Atheneu, cap. 5, p. 51-71, 2005.





Um comentário:

  1. Bom dia, sou Ricardo tenho 58 anos faço caminhadas e ando de bicicleta de segunda a sexta-feira, não tenho problema depressão alta, comprei Nome:
    Super Whey 100% Pure 907 g + Coqueteleira - IntegralMédica
    Agora não sei qual a dosagem posso usar, preciso de uma dica pode me ajudar.

    ResponderExcluir