segunda-feira, 11 de junho de 2012

Conheça a Chlorella




        A Chlorella é uma alga verde do grupo das clorofíceas que cresce em águas frescas.  Contêm altas concentrações de vitaminas, minerais como o fósforo, ferro, manganês, cobre, zinco, magnésio e cálcio, além de fibras, aminoácidos, enzimas e outras substâncias como açúcar e proteínas.

        O cultivo dessa microalga tem sido realizado visando à produção de biomassa para uso no desenvolvimento de alimentos funcionais, para obtenção de compostos bioativos que tem propriedades nutricionais e farmacêuticas.   Reconhecidamente, a Chlorella tem capacidade de sintetizar compostos nutracêuticos, ácidos graxos poliinsaturados e pigmentos carotenoides, que apresentam propriedades terapêuticas.

        Além disso, sabe-se que a ingestão de clorofila, presente nessa microalga promove efeitos estimulantes no crescimento de tecidos, atuando como uma substância promotora da multiplicação de fibroblastos, células do tecido conjuntivo responsáveis pelo processo de cicatrização.

        Alguns estudos realizados com capsulas da alga também relatam que pessoas submetidas ao uso durante um período de restrição alimentar, sentem diminuir a fome e perdem o desejo por refeições desnecessárias. Por conter altas concentrações de proteínas (60%) pode parcialmente satisfazer o apetite enquanto é digerida, pois provoca a liberação de substâncias estimulam a saciedade. Dentre as proteínas, o principal aminoácido presente na alga é o Triptofano que ao ser liberado no contato com o suco gástrico, se expande como uma esponja, podendo gerar saciedade.

        Todas as espécies de Chlorella apresentam boa digestibilidade em humanos. Um de seus principais benefícios é ser estimulante do sistema imune melhorando a proteção contra infecções e é um excelente protetor contra o câncer, por sua propriedade antioxidante. Como nenhum efeito tóxico foi visto com a Chlorella, a ingestão de 3 gramas da alga por dia, pode produzir seus efeitos terapêuticos.


Postado por Letícia Almeida e Vivian Giubine

Referências

BERTOLDI, F. C.; SANT’ANNA, E.; OLIVEIRA, J. L. B. Teor de clorofila e perfil de sais minerais de Chlorella vulgaris cultivada em solução hidropônica residual. Ciência Rural, Santa Maria, v.38, n.1, p.54-58, jan/fev, 2008.

TEIXEIRA, C.; SILVA, B.; CRUZ, M.; NAVARRO, A. C. A eficácia da Chlorella como inibidor de apetite associada ao exercício físico e dieta balanceada alterando a composição corporal. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo, v.2, n. 11, p.423-433, set/out. 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário