sexta-feira, 1 de junho de 2012

Tendinopatia Patelar







Também conhecida como “joelho do saltador” por ser comum em praticantes de esportes de salto. Acomete o tendão patelar causando dor, principalmente no pólo inferior da patela. Ocorre devido sobrecarga por esforço repetitivo nas atividades de salto e corrida.

A dor aparece de forma insidiosa e gradual relacionada com o aumento da atividade física (quantidade e intensidade). Inicialmente a dor surge somente após as atividades físicas podendo evoluir para dor durante as atividades físicas.

Usamos a Classificação de Blazina na tendinopatia patelar. Essa classificação divide a dor em quatro graus:

- grau I – dor leve após atividade física
- grau II – dor no início da atividade física, melhora após o aquecimento, piora no final do exercício, sem diminuição do rendimento
- grau III – dor durante e após a atividade física com piora importante do rendimento do atleta
- grau IV – ruptura parcial ou total do tendão.

Para o diagnóstico podem ser solicitadas radiografias para avaliar lesões ósseas associadas e calcificações intratendíneas. Os exames para visualização do tendão patelar são a ultra-sonografia e a Ressonância Magnética.

O tratamento inicial para a tendinopatia patelar engloba: repouso relativo, medicamentos, crioterapia, fisioterapia e ondas de choque.

Fisioterapia:

A Fisioterapia consiste basicamente de um programa de fortalecimento e alongamento da musculatura anterior e posterior da coxa e da perna. A utilização de uma faixa sub patelar poderá ser útil.

·      CRIOTERAPIA;
·      ELETROTERMOTERAPIA;
·      EXERCÍCIOS DE FORTALECIMENTO MUSCULAR;
·      EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO;
·      EXERCÍCIOS POSTURAIS;
·      CALÇADO ADEQUADO;
·      ORIENTAÇÕES PARA AQUECIMENTO ANTES DA PRÁTICA ESPORTIVA E ALONGAMENTO PÓS ATIVIDADE FÍSICA.


Postado por. Dr. Rogerio Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário