sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Batata doce ou batata inglesa?


Se você pensa que batata é tudo igual, prepare-se para ter uma surpresa. Ao compararmos uma batata convencional com uma batata doce podemos notar que a diferença é bem grande (e, além disso, existem centenas de espécies da batata convencional também). Apesar de parecidas na forma, os dois tubérculos não pertencem à mesma família e ainda têm diferentes nutrientes. A batata comum, também conhecida como batata-inglesa (Solanum tuberosum) é um dos alimentos mais usados no mundo e possuí um grande poder nutritivo. É um carboidrato que funciona como uma excelente fonte energética, boa opção para ser consumido após os exercícios físicos para repor o que foi consumido.


Também para os praticantes de esportes, nada melhor do que incorporar a batata-doce à alimentação. Este tubérculo contém poucas proteínas, mas que valem a pena para o organismo. Apesar da baixa quantidade, a qualidade das proteínas da batata-doce é muito alta. Outro ponto positivo é o seu índice glicêmico, que fica em torno de 80 enquanto a batata-inglesa tem 91, sendo, nesta escala, o índice menor aquele mais benéfico para o organismo. Por não provocar, ao ser ingerida, um pico de insulina que leva ao acúmulo de gordura, a batata-doce é um bom alimento para ser consumido principalmente entre 1 e 2 horas antes do treino com pesos.
A batata-doce ainda tem grande quantidade de vitamina A, vitaminas do complexo B e mais cálcio, ferro e fósforo. Porém, o ideal é variar a composição das suas refeições, usando os dois tipos de batatas. Assim se aproveita os bons nutrientes de cada uma. De resto, é uma questão de paladar.

Postado por: Rodrigo Carvalho
Referências: uol.com.br/saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário