segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O CARDÁPIO DO SORRISO PERFEITO


Para manter os dentes saudáveis, nada como escová-los após as refeições. No entanto, a alimentação em si já é capaz de dar uma mãozinha antes mesmo de se começar a limpar a boca. E, dependendo dos alimentos que você consome, a chance de problemas como as cáries aparecerem pode diminuir.

O quanto antes os cuidados no cardápio começarem, melhor. Um exemplo é o consumo de alimentos ricos em cálcio. Embora a substância presente no leite e em iogurtes fortaleça toda a estrutura óssea do corpo em qualquer idade, é quando os dentes estão ainda em formação na criança que o mineral tem um papel ainda mais importante para o sorriso. O cálcio dá força aos dentes e é um dos principais elementos em sua constituição.

Aliás, se a higiene oral deve ser realizada em todas as faixas etárias e pelo menos três vezes ao dia, é sempre bom também acrescentar ao cardápio alimentos que agem como uma “vassourinha” na boca, auxiliando na limpeza antes mesmo de a escova entrar em ação – o que não tira a sua necessidade de forma alguma. Entre os alimentos que exercem esse papel, encontramos as frutas frescas e as verduras. Ao eliminar diversos resíduos, essas comidas atuam na prevenção de cáries também.

O mesmo não se pode dizer com relação aos alimentos ricos em açúcar, como os doces e os refrigerantes. Assim como os excessos em sua ingestão não são recomendados em uma dieta equilibrada, quando o assunto diz respeito à saúde dos dentes a história se repete. Pode ser difícil descartar por completo os doces do cardápio. Mas ainda que se consuma pouco o ideal é sempre escovar o dente logo depois. A falta de cuidado com o açúcar é ruim, pois favorece a proliferação de bactérias que vivem na boca e promove o surgimento de substâncias nocivas ao esmalte dos dentes.

Além do cálcio, outros nutrientes que atuam na saúde dental são o fósforo (encontrado em grãos integrais, feijão, nozes e sementes de girassol) e as vitaminas A (como a da manga, cenoura, abóbora e folhas da cor verde escuro), C (presente na laranja, acerola, tomate, couve, repolho, entre outros) e D (por exemplo, salmão, sardinha e atum).


Postado por: Rodrigo Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário