É muito comum que ao iniciar uma dieta a pessoa não jante, ou substitua o jantar por lanches, ou elimine o consumo de Carboidratos a noite, pensando assim alcançar mais rápido o objetivo de emagrecer.
Mas estão equivocados, não se deve pular refeições e nem ficar longos períodos em jejum, isso pode causar uma gastrite entre outros prejuízos a saúde.Deixar de nutrir o corpo a noite inibe a produção de hormônios, o que prejudica a perda de peso.
Em relação ao Carboidrato não se deve retira - lo totalmente de nenhuma refeição, pois ele é um nutriente importante, fornece energia e pode estar presente em porções equilibradas.
A falta do consumo de Carboidratos a noite pode desencadear uma hipoglicemia ( diminuição do nível de açúcar no sangue ), resultando em uma fome compulsiva na madrugada, o famoso assalto a geladeira, e de manhã no desjejum, principalmente para os que fazem exercícios físicos a noite. Esse consumo compulsivo acarretará em maior ingestão calórica, resultando em ganho de peso.
Em contra partida muitas pessoas preferem jantar, pois é um momento que estão relaxados, é uma refeição normalmente feita com a família e com tempo para curtir o sabor. Se não houve abuso durante o dia não há restrição para que se coma bem a noite.
Para controlar o peso e manter a saúde troque o Carboidrato simples e açúcares por Carboidratos integrais, evite alimentos gordurosos e de preferência as carnes magras, legumes, verduras e frutas
Postado por: Mariana Formiga
Referências:
Journal of The American College of Nutrition
Nenhum comentário:
Postar um comentário