sexta-feira, 1 de março de 2013

Antioxidantes: o que é e qual sua importância à saúde


Antioxidantes são moléculas que funcionam como defesa do organismo, agindo contra a oxidação e impedindo a formação dos radicais livres, substâncias que são produzidas em excesso por causa do estresse, da radiação solar, da poluição, do hábito de fumar e até da alimentação ruim. 

Essa produção excessiva de radicais livres pode destruir as células, provocando envelhecimento precoce e causar danos à saúde, como diabetes, infertilidade, câncer, doenças degenerativas e também danos estéticos, como acne, celulite, estrias e rugas. 

Podem ser naturais, que são as vitaminas e minerais encontradas nos alimentos como as vit. C, E, A, flavonóides, carotenóides, zinco e selênio. 
E também sintéticos orais, chamados de oligoelementos, recomendados somente quando a ingestão de frutas e verduras não é ideal. São utilizados na indústria de alimentos, cosméticos, bebidas e também na medicina.

O consumo de substâncias antioxidantes é ainda mais importante para quem se exercita regularmente. O exercício físico é um processo altamente oxidativo e, consequentemente, produz radicais livres a partir do metabolismo aeróbico. Os antioxidantes ajudam a aliviar esse processo.

Os Antioxidantes proporcionam mais saúde.

Postado por: Mariana Formiga


Referências:

BIANCHI M. L. P; ANTUNES L. M. G Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta. Rev. Nutr. 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário