terça-feira, 19 de março de 2013

Cúrcuma uma planta com muitos benefícios.




A cúrcuma, açafrão-da-terra ou açafrão-da-Índia (Cúrcuma longa L.), espécie originária do sudeste asiático, é considerada uma especiaria que, além de sua utilização como condimento, possui substâncias antioxidantes, antimicrobianas e corantes, que lhe conferem possibilidade de emprego nas áreas medicinais e alimentícias. Recentemente, descobriu-se também que a curcumina, seu principal componente ativo, pode inibir a resposta inflamatória na obesidade, que tem um papel fundamental na Síndrome Metabólica, sendo um fator de risco significante para doenças cardiovasculares e diabetes.

Outro estudo sugere que a curcumina pode inibir a produção de radicais livres de oxigênio causada por concentrações elevadas de glicose, sugerindo que a curcumina pode impedir a disfunção celular associada ao diabetes.

Apesar de ainda não existir dose padrão de recomendação, considerando-se os efeitos benéficos da curcumina, sua inclusão na alimentação diária pode ajudar a reduzir a o risco de doenças crônicas. Devido à sua baixa disponibilidade, deve ser utilizada crua, na salada ou em cima do arroz já pronto.

Entre inúmeras espécies mundialmente avaliadas para serem utilizadas em substituição aos aditivos sintéticos em alimentos, a cúrcuma apresenta um grande potencial de utilização.

Postado por: Barbara Correia Pires

Referência: Filho A.B.C., Souza R.J., Braz L.T., Tavares M. - Cúrcuma: planta medicinal, condimentar e de outros usos potenciais. - Ciência Rural, Santa Maria, v. 30, n. 1, p.171-175, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário