segunda-feira, 11 de março de 2013

Vigorexia: o lado negativo da idealização de um corpo perfeito


A Vigorexia é um transtorno alimentar que esta ligado a praticantes de atividades físicas, principalmente de musculação, e também com atletas em busca de melhor desempenho esportivo. 
Acomete na maioria os homens que para alcançarem um estereótipo idealizado pela sociedade, e muitas vezes imposto pela mídia reagem com:

- A preocupação excessiva com o corpo, caracterizada pela prática abusiva de exercícios físicos;

- Adoção de práticas alimentares não convencionais, evita - se a gordura e a proteína é consumida de modo exagerado;

- E muitas vezes o uso de esteroides anabolizantes, com o objetivo de facilitar o resultado imediato.

O individuo se vê como pequeno e fraco mas na verdade apresenta musculatura desenvolvida acima da média. Os sintomas iniciais são fadiga, cansaço, desinteresse sexual, irritabilidade e falta de apetite. Com o passar do tempo esses atos podem trazer prejuízo a saúde do individuo como insuficiência renal e hepática, problemas de circulação e depressão, agravados com o uso de anabolizantes.

O tratamento deve ser psicológico, levando ao aumento da auto-estima e com a intenção que a pessoa se aceite como é. E também um acompanhamento nutricional, este porém é pouco seguido, já que algumas mudanças na dieta resultam em perda muscular.

Mais importante que ostentar um corpo musculoso é seguir uma vida saudável e com saúde sem se deixar levar pela pressão imposta pela sociedade.


Postado por: Mariana Formiga


Referências:

CAMARGO T. P. P. et al. Vigorexia: revisão dos aspectos atuais deste distúrbio de imagem corporal. Rev. Bras. de Psicologia do Esporte. v.2 - n. 1. 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário