segunda-feira, 29 de abril de 2013

Beterraba: Possível aliada a atletas de alta performance



      A beterraba é uma raiz originária da Europa. Existem três tipos de beterraba: a beterraba açucareira, usada para produção de açúcar, a beterraba forrageira, usada para alimentação animal e aquela cujas raízes são consumidas como hortaliça, sendo a mais conhecida no Brasil. No Brasil, a beterraba é mais cultivada nos estados de São Paulo, Minas Gerais e nos estados da região Sul, sendo o menor período de safra entre os meses de maio a agosto.

         Propriedades nutricionais: A beterraba é rica em açúcares e destaca-se como uma das hortaliças mais ricas em ferro, tanto na raiz quanto nas folhas. Também é boa fonte de ácido fólico e vitamina C. Suas folhas são ricas em potássio, cálcio e do antioxidante beta-caroteno.

         Valores Nutricionais
  • Porção: 100 gramas
  • Kcal: 49
  • Carboidratos: 11,1 g
  • Proteínas: 1,9 g
  • Gorduras totais: 0,1 g
  • Gorduras saturadas: 0 g
  • Gorduras monoinsaturadas: 0 g
  • Gorduras poliinsaturadas: 0 g
  • Fibras: 3,4 g


        Estudos mostram que o suco de beterraba pode melhorar a performance dos ciclistas quando ingerido 140ml do mesmo durante uma semana antes da prova. Segundo os autores, a alta quantidade de nitrato presente no suco é o componente- chave para este benefício.
          Apesar de ainda não ter sido elucidados os mecanismos, os cientistas acreditam que o nitrato estaria contribuindo para redução do volume de oxigênio consumido pelos músculos durante a prova, o que pode ser atribuído à redução da pressão arterial e à melhoria da função mitocondrial.
         Além disso, observou-se que os efeitos do suco não eram observados quando este só era ingerido duas horas e meia antes do treino, mostrando que seu consumo deve ser regular. 
      Os cientistas ainda estão incertos se os benefícios do nitrato teria efeito apenas determinadas intensidades ou estaria relacionado à duração do exercício, e concluem, que mais estudos são necessários para desvendar a ações deste componente sobre seus efeitos na performance dos atletas.

       Portanto, inclua com mais frequência este alimento em sua alimentação e aproveite de seus benefícios!


Postado por: Dayane Oliveira Fiuza

Referências:
Cermak NM, Stinkens R, Lundberg JO, Gibala MJ, Loon LJC. No improvement in endurance performance following a single dose of beetroot juice. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2012, 22: 64-71.

Cermak NM, Gibala MJ, Loon LJC. Nitrate Supplementation’s Improvement of 10-km Time-Trial Performance in Trained Cyclists. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2012.

Lansley K, Winyard PG, Baileu SJ. Acute Dietary Nitrate Supplementation Improves Cycling Time Trial Performance. Official Journal of the American College of Sports Medicine. 2011.

TACO - Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos. 4ª edição, 2011.

www.rgnutri.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário