quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dicas de alimentação para as estações frias do ano!


              Os dias frios chegaram e com eles aquela vontade louca de se consumir alimentos e bebidas mais saborosas e calóricas, como os chocolates, fondues, massas, chocolate quente, bebidas alcoólicas e outras guloseimas calóricas. 


     No entanto, sabe-se que o organismo, para proteger-se do frio, acelera o metabolismo, necessitando de mais energia para que o corpo se mantenha aquecido. Isso acontece devido ao mecanismo de contração dos poros (o famoso arrepio) que funciona como isolante térmico, isto é, impede a perda de calor do corpo para o ambiente.
Portanto, é normal que sintamos mais fome no inverno.

        Porém, esta condição não pode ser usada para justificar um possível aumento de peso nas estações de outono e inverno, pois sabe-se que a maior ingestão de alimentos calóricos também deve-se a chama depressão do inverno, causada pela falta de luminosidade que causa mudanças na melatonina, um hormônio secretado pelo cérebro durante a noite e inibido pela manhã. Isto leva os indivíduos a apresentarem uma maior sonolência e aumento do apetite, principalmente por carboidratos e doces.

          Contudo, podemos ingerir alguns alimentos e fazer combinações para satisfazer essa sensação de fome constante sem interferir na qualidade de vida. Confira as dicas:


 Chocolate quente light
Trocar o chocolate quente tradicional pela versão light é uma ótima pedida. O leite é fonte de proteína e de outros nutrientes como gordura, lactose, vitaminas e minerais, importantes para o nosso organismo. Além disso, o leite possui alguns aminoácidos que nosso corpo necessita, mas não é capaz de produzir sozinho.
Para fazer esta receita basta utilizar leite desnatado e cacau em pó sem açúcar. Se precisar adoçar, utilize sucralose, que é o único adoçante derivado do açúcar. Vai ficar ótimo!   




Chá com gengibre
Quase todos os tipos de chá são recomendados (camomila, erva cidreira, hortelã, erva doce, entre outros), porque possuem poucas calorias e mesmo a ingestão de pequenas quantidades é capaz de proporcionar o aquecimento do corpo em poucos instantes.
A combinação da bebida com o gengibre é indicada porque a raiz acelera o metabolismo, fazendo nosso organismo trabalhar mais. Além disso, é um excelente antioxidante. Roberta somente faz um alerta sobre o consumo do chá preto e o mate, que deve ser moderado, porque estes já são ricos em cafeína.





Canela
Muito utilizada como condimento e aromatizante na culinária, a canela também tem propriedades que auxiliam o corpo a manter-se saudável. É um poderoso estimulante do nosso metabolismo, além de ser conhecida na medicina por amenizar gripes e resfriados quando empregada como óleos destiladores. Pode ser consumida junto as diversas bebidas quentes, inclusive o chocolate quente light.



Pimenta
A pimenta vem sendo indicada como uma forte aliada para a nossa saúde. É que a capsaicina, princípio ativo que dá origem àquele gosto ardido, é altamente responsável por diminuir o colesterol sanguíneo e estimular o nosso metabolismo. 
Pode-se incluir alguns pedações de pimenta nas principais refeições, como almoço e jantar, para aumentar a intensidade com a qual nosso organismo irá trabalhar para absorver a energia do alimento ingerido, facilitando a queima de gordura. Se houver alguma restrição já conhecido ao alimento, não é recomendado o seu consumo.



Sopa de Legumes
A típica preparação do frio também não deve conter abusos. As sopas devem ser feitas com pouco óleo e uma grande variedade de legumes. Quanto mais colorida, mais saudável!
É importante acrescentar alguma fonte de proteína, como carnes magras (lagarto, filé mignon, patinho) ou frango, a preparação, para que fique ainda mais nutritivo. Torradas e queijo branco são excelentes acompanhamentos e tornam a refeição mais completa e saborosa.

           Além dessas opções, muitos outros alimentos são indicados para esta época do ano. Consulte seu nutricionista para optar por escolhas apetitosas e saudáveis.



Postado por: Dayane Oliveira Fiuza

Referências:

OPPERMANN, Liliane; WEY, Rafaela Ferraz M.; SILVA, Roberta. Inverno sem Culpa. Revista Suplementação, vol. 08, nº. 03, São Paulo, 2012.

RGNutri - Consultoria Nutricional. Disponível em: <http://www.rgnutri.com.br/sqv/curiosidades/nei.php>.


Nenhum comentário:

Postar um comentário