segunda-feira, 1 de abril de 2013

Gordura Trans

Inventada pela industria de alimentos para deixar os alimentos mais saborosos, conservados e com melhor aparência, tornou - se um dos grandes vilões da saúde, principalmente a do coração. Utilizada em alimentos industrializados como bolachas, chocolate, sorvete, salgadinhos, bolos e lanches fast food.

Por ter na sua composição óleos vegetais acreditava - se que era mais saudável que a gordura de origem animal. Após estudos realizados a partir dos anos 80, descobriu - se os grandes prejuízos à saúde. 

Seu consumo aumenta as taxas de colesterol ruim (LDL) e diminui o de colesterol bom (HDL), resultando na formação da aterosclerose, com consequências em doenças graves como o infarto e AVC. Também ajuda na produção de gordura visceral que leva a Síndrome metabólica, um conjunto de problemas de saúde como Diabetes, hipertensão arterial e aumento de triglicérides.

Em 2004 a OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou uma campanha com estratégias de promoção da saúde, estabelecendo como uma das metas a eliminação do consumo de ácidos graxos trans.

No Brasil desde 2006 as empresas devem especificar nos rótulos dos alimentos a informação da presença ou não de gordura trans, isso auxilia muito o consumidor na hora da compra e de sua escolha por alimentos mais saudáveis. A ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) só permite que o alimento tenha no rótula a inscrição 0 Trans se conter no máximo 0,2g de ácidos graxos trans em sua composição.

Para a indústria alimentícia e as redes de fast food ainda é um desafio a substituição desta gordura. Algumas vem substituindo por óleo de palma, que mantem as mesmas características de conservação e sabor, mas não é a opção mais saudável. Para outros óleos, como o de canola, a alegação é que teria um alto custo sua utilização.

Algumas dicas de alimentação que auxiliam na diminuição do consumo da gordura trans: evite frituras, diminua o consumo de fast food, reduza o consumo de preparos de sobremesa (bolos e pudins prontos), evite o macarrão instantâneo, escolha os alimentos congelados com cuidado, evite doces recheados, reduza a quantidade de margarina, cuidado com a pipoca de microondas, entre outras.

A eliminação da gordura Trans da dieta resulta na melhoria da saúde da população e na diminuição dos gastos com a saúde.


Postado por: Mariana Formiga


Referências: 

BARBOSA F. R.; NASCIMENTO J. F. S.; ONE M. C. Ácidos Graxos Trans: alerta na sua ingestão e de olho nas possíveis consequências. Simpósio Paraibano de Saúde: Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente à serviço da vida. João Pessoa - PB, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário