segunda-feira, 6 de maio de 2013

Relação entre o sono e o ganho de peso..




        Atualmente com a correria do vida moderna, as horas de sono da população em geral, tem diminuído a cada dia.

        Estudos apontam que ao longo de 40 anos, a duração auto-reportada do sono diminuiu de 1,5 a 2 horas nos Estados Unidos. A proporção de jovens adultos com um período de sono inferior a sete horas por noite aumentou de 15,6% para 31,7% neste mesmo período de estudo (CRISPIM,2007)

        A relação entre o sono e o ganho de peso, ocorre devido que quanto menor for a duração do sono, a produção do hormônio anorexígeno leptina diminui e a produção de hormônio orexígeno grelina aumenta, resultando então no aumento da fome e da ingestão alimentar.

Leptina:

A leptina é uma proteína composta por 167 aminoácidos, esse hormônio fornece informações sobre equilíbrio energético para o cérebro e sua liberação promove a saciedade. A leptina é liberda á noite durante o sono, por isso o menor tempo de sono diminui a liberação do mesmo.

Grelina:

A grelina é um peptídeo composto por 28 aminoácidos, esse hormônio aumenta nos períodos de jejum, provocando então a sensação de fome e estimulando o inicio da refeição, por isso está diretamente ligado ao volume alimentar ingerido. Durante o sono ocorre um aumento dos níveis de grelina, seguido por uma diminuição no período da manhã, mesmo algumas horas antes do desjejum.

A diminuição das horas de sono não está relacionada somente com aumento do apetite, mas também influência nas escolhas alimentares, dando preferência aos alimentos mais calóricos. Esse tempo de sono reduzido pode causar também a fadiga e sonolência excessiva, o que contribui para o a diminuição de atividade física e consequentemente a diminuição do gasto energético.

Postado por: Jéssica C. Bueno de Moraes.
Referências: CRISPIM, C.A; et al; Relação entre sono e obesidade: uma revisão da literatura, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário