O ingresso na vida universitária traz grandes mudanças no cotidiano do estudante. A responsabilidade no cuidado de sua própria alimentação – que até então ficava basicamente a cargo da mãe – é um deles. O grande número de atividades acadêmicas existentes na vida de um estudante universitário, as diversas formas de lazer oferecidas no campus e a moradia longe da família são fatores cruciais nas escolhas alimentares dos estudantes. Estudos realizados no Brasil com estudantes de universidades públicas no interior de São Paulo mostraram que a grande maioria não tem o hábito de realizar três refeições diárias, sendo que quase 50% dos entrevistados não tomavam o café da manhã.
As refeições dos estudantes são feitas muitas vezes nos restaurantes universitários, locais que servem uma alimentação balanceada. O grande problema enfrentado por eles é a preparação de sua própria refeição. Outro aspecto importante na alimentação do universitário é a mudança que ocorre em períodos muito cheios de atividades, como o final de semestre, onde há o acúmulo de trabalhos e provas. Neste período é comum o aumento do consumo de alimentos ricos em açúcar e gorduras, como guloseimas (doces, chocolates, biscoitos, salgadinhos, refrigerantes e outros).
Diante do exposto, acompanhe abaixo dicas para melhorar a alimentação nesta fase tão importante.
1. Faça pelo menos 3 refeições (café-damanhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Evite pular refeições. Sabemos que é difícil, mas tente carregar sempre uma fruta (maçã, banana e tangerina são fáceis de serem transportadas) para comer quando a fome aparecer.
2. Procure sempre incluir algum cereal em sua alimentação diária (arroz, milho, trigo, pães e massas), eles irão fornecer a energia necessária para o seu dia. Dê preferência aos grãos integrais.
3. Coma diariamente legumes e verduras como parte das refeições. Só eles possuem nutrientes essenciais para a manutenção da sua saúde.
4. Coma feijão e arroz. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
5. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
6. Beba muita água durante o dia! O ideal é consumir 2 litros diários.
7. Evite os biscoitos doces. Quanto mais você os come mais vontade terá de repetir.
8. Procure ter uma prática diária de atividade física. Ela ajudará você a liberar o estresse dos estudos e a ter uma tranqüila noite de sono!
Referências:
Revista NutriJr USP, n. 14, out. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário