quinta-feira, 27 de junho de 2013

Albumina no esporte



A clara de ovo é fonte concentrada de albumina, proteína de alto valor biológico, considerada padrão ouro por fornecer todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções adequadas, inclusive sendo composta também por aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), envolvidos no processo de recuperação muscular , geração local de energia, diminuição da fadiga e do catabolismo protéico.

Albumina em pó já vem sendo utilizada por atletas e fisiculturistas há muitos anos, por ser uma proteína rica e de alta qualidade. Há alguns anos, os atletas eram obrigados a consumir grandes quantidades de clara de ovo, o que não era totalmente seguro, pois existia o risco de contaminação com microorganismos patogênicos como salmonela, entamoeba hystolítica e outros parasitas que poderiam se multiplicar caso o ovo fosse armazenado sem as condições de higiene necessárias. 


A Albumina é formada quimicamente por uma estrutura mais complexa de aminoácidos. Se comparada com outras fontes de proteína, por exemplo, as do soro de leite, tem como conseqüência uma absorção mais lenta pelo organismo, sendo indicada para ser consumida entre as refeições e antes de dormir.

Isso mantém uma aminoacidemia plasmática mais estável, (aumento da concentração de aminoácidos no sangue), disponibilizando para o organismo mais aminoácidos por um tempo maior. 


Hoje a tecnologia é muito grande quando se trata de suplementos alimentares . Por exemplo, para termos disponíveis um suplemento de Albumina 100% puro e concentrado, a clara do ovo é obrigada a passar por equipamentos e técnicas de processamento de alta tecnologia, nos quais é possível separar o colesterol e a gordura saturada da Albumina (clara do ovo), obtendo-se assim um produto totalmente protéico, a Albumina Líquida. Esta é então transformada em pó e o resultado final é a proteína pura. Esta desnaturação que transforma a Albumina liquida em pó não afeta os aminoácidos, nem compromete a qualidade nutricional dos produtos finais, tornando, pelo contrário, a proteína mais facilmente digerível. A proteína da clara do ovo além de possuir boa digestibilidade, tem também uma incrível graduação bioquímica, sendo superior a 100 quando se trata de Biodisponibildade orgânica.

Quando o assunto é preço, a albumina é a opção que tem o melhor custo-benefício, ou seja, é uma proteína de extrema qualidade e riqueza por um baixo custo. 

No ovo de galinha, a clara representa 58% do peso total, a gema 31% e a casca 11% aproximadamente. 


APLICAÇÕES DA SUPLEMENTAÇÃO COM ALBUMINA 


A albumina pode ser uma excelente opção de utilização para:

• Fisiculturistas

• Levantamento de Peso e Powerlifting;

• Corredores;

• Triatletas;

• Praticantes de Musculação em academias;

• Maratonistas;

• Jogadores de Futebol, Vôlei, Basquete, Tênis;

• Complemento de dietas deficientes em proteína;

• Pessoas com alergia a lactose






Postado por: Thais Cristina Soares SIlva

Referencia: Revista eletrônica Suplementação. Disponível em: http://www.revistasuplementacao.com.br/?mode=materia&id=75. Acesso em 27/06/13,

Nenhum comentário:

Postar um comentário