terça-feira, 27 de agosto de 2013

A SUPLEMENTAÇÃO


A maioria dos praticantes de atividade física tem o intuito de ganhar massa muscular. Mas para isso, muitas vezes é preciso fazer o uso de suplementos alimentares, afim de complementar a ação dos alimentos assim fornecendo mais energia, acelerar a recuperação após a atividade física e promover o ganho de massa magra.

Segundo alguns estudos, o consumo de suplementos são utilizados por pelo menos 40% dos atletas competitivos, até mesmo em quantias superiores as recomendadas. No entanto, por mais eficiente que seja, um suplemento não é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para o organismo, sendo então indispensável uma dieta equilibrada.

Para fazer escolhas que sejam benéficas à saúde, é preciso sempre procurar a orientação de um profissional qualificado, que adeque a dieta aos treinos e se preciso inclua os suplementos indicados para atender as devidas demandas. Exemplificando, se os suplementos a base de proteínas forem ingeridos de forma correta, proporciona ganho de massa magra, porém só funciona quando é associado a atividades físicas. Mas quando não há esta adequação, é possível causar o efeito contrário, acumulando massa gorda, causando mais insônia, dor e aumentando a suscetibilidade para doenças renais e do coração.

Atualmente, o acesso aos suplementos alimentares é muito facilitado, e existe uma enorme variedade, o que favorece os indivíduos consumirem sem orientação de um nutricionista.  A maioria da pessoas, recebem ‘dicas’ de amigos que já consumiram os produtos.

Os suplementos mais procurados são:
Energéticos
Podem ser usados antes, durante ou após treinos e provas, para repor os estoques de energia e retardar a fadiga. Os energéticos fornecem principalmente carboidratos

Proteicos
Indicados para completar a ingestão proteica diária, devem ser consumidos logo após o treino, auxiliando na recuperação e ganho de massa muscular. Fazem parte do grupo a Whey Proteina, a Albumina, a Caseína e o Isolado Proteico de Soja.

Hipercalóricos
Composto de carboidratos, proteínas e lipídios, além de vitaminas e minerais. Encontrados em pó ou líquido, os compensadores devem ser consumidos por atletas que apresentam limitações na dieta.

Repositores
São bebidas esportivas, como isotônicos, e têm como finalidade repor água, eletrólitos e carboidratos de forma mais rápida, evitando a desidratação durante uma atividade intensa/longa.

Aminoácidos
Fazem parte do grupo de suplementos indicados para aumento da massa muscular. São exemplos a creatina e o BCAA. Estudos mostram que seu uso como suplemento pode auxiliar na melhora do desempenho em exercícios de alta intensidade, além de favorecer uma recuperação mais rápida e contribuir para o aumento de massa muscular e força.

Termogênicos
São ricos em substâncias que aceleram o metabolismo, como a cafeína. Além disso, contribuem para a perda de peso e de gordura corporal.

Os suplementos alimentares podem auxiliar o dia a dia melhorando a nutrição e proporcionando qualidade de vida, uma vez que há falta de tempo ao longo da rotina. Quando usados sob orientação e supervisão de um profissional qualificado, os suplementos podem trazer benefícios ao corpo como por exemplo ganho de massa magra, redução da gordura, aumento da velocidade do metabolismo, e disposição.

Para os atletas, os suplementos podem proporcionar crescimento, fortalecimento dos músculos e melhor recuperação muscular, permitindo mais rendimento nos treinos intensos e proporcionando melhores resultados.

É de extrema importância, procurar a orientação de um nutricionista e um médico, para que a suplementação seja aliada as ingestões alimentares suprindo as necessidades assim garantindo melhores resultados.



Postado por Gabriela Downey e Silvia Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário