sábado, 17 de agosto de 2013

Justificativas e motivações do consumo e não consumo do café

O café é uma das bebidas mais consumidas. No Brasil, o consumo de café também se destaca entre as demais bebidas. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, o mercado brasileiro representa 14% da demanda mundial, com um consumo de 4,27 kg de café torrado por habitante/ano, ou seja, quase 70 L para cada brasileiro (ABIC, 2007) e atualmente, o consumo de café tem sido incentivado por especialistas da área de saúde.


O consumo de café e cafeína não deve ser considerado um fator de risco doenças, como as doenças cardiovasculares, câncer de bexiga, de pâncreas e de intestino, uma vez que a bebida é um agente redutor do risco de alguns tipos de câncer devido a substâncias antioxidantes, anticarcinogênicas e antiteratogênicas naturalmente presentes em sua composição.

Em quantidades moderadas, de em média até quatro xícaras por dia, torna o cérebro mais atento e capaz de suas atividades intelectuais, diminui a incidência de apatia e depressão e estimula a memória, atenção e concentração e, portanto, melhora a atividade intelectual, sendo adequado para todas as idades, inclusive crianças e adolescentes.

Alguns não consumidores geralmente adicionam o leite, chocolate, achocolatados, ou similares e os utilizam no café da manhã e/ou no lanche da tarde para substituir o café. O uso destes produtos como substitutos do café sugere possibilidade de usá-los como base na criação de um novo produto à base de café, agregando as qualidades apreciadas pelo consumidor às características do café, no desafio de conquistar novos mercados, ou seja, juntar em um mesmo produto o café e um dos produtos apreciados pelos entrevistados.

A população que menos consome o café é composta por jovens, que desaprovam o sabor, ou não tem o hábito de consumo ou por restrições médicas.

O aroma do café é o atributo mais apreciado tanto pelos que consomem café, quanto pelos que não o fazem.

Em geral, os consumidores associam o consumo do café ao hábito, prazer, família, amizade e trabalho. Isso indica que as motivações para o seu consumo refletem o significado social da bebida quer no âmbito doméstico, trabalho ou no círculo de amizade e que este significado está fortemente associado aos hábitos e costumes da sociedade brasileira. O consumo do café transpassa o campo da satisfação das necessidades fisiológicas e envolve também as necessidades psicológicas, como relacionamento, satisfação pessoal e profissional.

Postado por: Ingrid M. de Souto e Nivalda Oliveira


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