O café é uma das bebidas mais consumidas. No Brasil, o consumo de
café também se destaca entre as demais bebidas. Segundo dados da Associação
Brasileira da Indústria de Café – ABIC, o mercado brasileiro representa 14% da
demanda mundial, com um consumo de 4,27 kg de café torrado por habitante/ano,
ou seja, quase 70 L para cada brasileiro (ABIC, 2007) e atualmente, o consumo
de café tem sido incentivado por especialistas da área de saúde.
O consumo de café e cafeína não deve ser considerado um fator de
risco doenças, como as doenças cardiovasculares, câncer de bexiga, de pâncreas
e de intestino, uma vez que a bebida é um agente redutor do risco de alguns
tipos de câncer devido a substâncias antioxidantes, anticarcinogênicas e
antiteratogênicas naturalmente presentes em sua composição.
Em quantidades moderadas, de em média até quatro xícaras por dia,
torna o cérebro mais atento e capaz de suas atividades intelectuais, diminui a
incidência de apatia e depressão e estimula a memória, atenção e concentração
e, portanto, melhora a atividade intelectual, sendo adequado para todas as
idades, inclusive crianças e adolescentes.
Alguns não consumidores geralmente adicionam o leite, chocolate,
achocolatados, ou similares e os utilizam no café da manhã e/ou no lanche da
tarde para substituir o café. O uso destes produtos como substitutos do café
sugere possibilidade de usá-los como base na criação de um novo produto à base
de café, agregando as qualidades apreciadas pelo consumidor às características
do café, no desafio de conquistar novos mercados, ou seja, juntar em um mesmo
produto o café e um dos produtos apreciados pelos entrevistados.
A população que
menos consome o café é composta por jovens, que desaprovam o sabor, ou não tem
o hábito de consumo ou por restrições médicas.
O aroma do café
é o atributo mais apreciado tanto pelos que consomem café, quanto pelos que não
o fazem.
Em geral, os
consumidores associam o consumo do café ao hábito, prazer, família, amizade e
trabalho. Isso indica que as motivações para o seu consumo refletem o
significado social da bebida quer no âmbito doméstico, trabalho ou no círculo
de amizade e que este significado está fortemente associado aos hábitos e
costumes da sociedade brasileira. O consumo do café transpassa o campo da
satisfação das necessidades fisiológicas e envolve também as necessidades
psicológicas, como relacionamento, satisfação pessoal e profissional.
Postado por: Ingrid M. de Souto e Nivalda Oliveira
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