quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Posso utilizar Energéticos antes do exercício?

As bebidas energéticas ou energéticos como é popularmente conhecido, são bebidas que não possuem teor alcoólico e são gaseificadas. Em sua composição está: extratos de plantas, e a eles são acrescidos aditivos acidulantes, agentes conservantes, aromatizantes e corantes, cafeína, carboidratos, aminoácidos, vitaminas e minerais.

Alguns dos sintomas causados por essas bebidas são: insônia, nervosismo e ansiedade. Mas também, quando combinado com álcool, acaba mascarando a sensação de embriaguez. O consumo abusivo pode gerar: quadros de insônia, taquicardia, tremores, inquietação ansiedade, fadiga, nervosismo motora, aumentar pressão arterial e criar vício.

É importante lembrar que os energéticos são diferentes das bebidas energéticas para os esportistas. O foco das bebidas para o esportista é ajudar o atleta a repor eletrólitos, açúcar e outros nutrientes durante a atividade física. As bebidas que os atletas usam são chamadas isotônicos.

Não podemos utilizar os energéticos na atividade física, pois: a cafeína presente no energético pode causar desidratação por causa de seu efeito diurético e a quantidade de carboidratos que contém em uma latinha, pode retardar o esvaziamento gástrico e a absorção intestinal. Esses dois fatores poderão prejudicar você no exercício.

Lembre-se cada latinha de energético equivale a cerca de três xícaras de café, essa bebida é rica em cafeína e este, em excesso pode intoxicar o organismo, levando a náuseas, taquicardia, tremores, insônia, irritabilidade e zumbidos.

Postado por: Débora Marques Marquetti


Nenhum comentário:

Postar um comentário