quarta-feira, 27 de novembro de 2013

27 de novembro- Dia mundial de combate ao câncer

O câncer é uma consequência de uma alteração no material genético de uma célula do corpo. Quando o organismo não consegue corrigir essa alteração, isso faz com que a célula se divida de maneira rápida, surgindo assim o tumor. Quando o tumor consegue invadir áreas ou de entrar na circulação ou ir para outros órgãos, trata-se de um tumor maligno e este é denominado câncer.
Existem muitos estímulos que podem levar ao acúmulo de alterações genéticas que provocam o câncer, como:
·         Fumaça do cigarro que irrita a mucosa da boca, garganta, traqueia, pulmões
·         Infecções virais como o HPV (papiloma vírus humano) que levam ao aparecimento de lesões pré-cancerosas e posteriormente cancerosas, no colo do útero
·         Radiação excessiva, como a causada por vazamentos de material radioativo
·         Produtos químicos e drogas que alteram diretamente o material genético das células.

“Há casos de câncer que surgem por uma predisposição genética familiar. Em outros casos ainda, os indivíduos herdam uma mutação que, por si só, já causa um crescimento descontrolado das células, levando ao câncer.”

O câncer tem tratamento na grande maioria e em muitos casos pode ser curado. Mesmos os casos em que não se pode realizar a cura, há possibilidades de tratamento com o objetivo de prolongar a vida com a melhor qualidade possível.

“Quando o câncer é diagnosticado em uma fase mais avançada, mas ainda sem ter evidência clara de doença metastática (doença a distância, em outros órgãos), a doença ainda pode ser curada, embora necessite de um tratamento mais agressivo, geralmente consistindo não só de cirurgia, mas também de radioterapia e/ou de tratamento sistêmico (quimioterapia, hormonioterapia, terapias-alvo usadas por via oral ou endovenosa).”
 Postado por: Débora Marques Marquetti
Referencias: http://www.einstein.br/Hospital/oncologia/sobre-o-cancer/Paginas/informacoes-gerais.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário