segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Alimentos 10 para o coração!

Cuidar do coração é de extrema importância. Vários estudos comprovam que alguns alimentos ricos em fibras e gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas beneficiam o coração pois ajudam na redução do colesterol ruim (LDL), um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Aqui estão algumas dicas de alimentos ótimos para o coração:

1-     Aveia
Possui fibras solúveis, que deixam por mais tempo a sensação de saciedade, ajudando a reduzir os níveis de colesterol.
2-     Tomate
Rico em licopeno possui ação antioxidante que é um grande aliado na prevenção de doenças cardiovasculares. É preferível o tomate em molhos, pois a concentração de licopeno é maior.
3-     Banana
Possui fibras solúveis e rica em potássio, um mineral importante para o bom funcionamento da função muscular cardíaca.
4-     Azeite
. O azeite é capaz de diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom.Possui vitamina E e apresenta minerais e compostos antioxidantes, além do que possui gordura monoinsaturada, a mais saudável de todas.
5-     Peixes
“Os de águas salgadas profundas, como sardinha, salmão, atum, anchova, truta, arenque e cavala, são ricos em ômega-3, uma gordura saudável que auxilia a reduzir o colesterol ruim (LDL). Recomenda-se consumir esses peixes pelo menos três vezes por semana. Os frutos do mar também são saudáveis para o coração, apesar de terem colesterol, o que não ocorre com os peixes.”
6-     Soja, feijão, lentilha, grão de bico
 Os grãos são muito benéficos para o coração porque ajudam a manter bons níveis de colesterol. Nesses alimentos temos: fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes.
7-     Castanhas
Apresentam grandes quantidades de proteínas, fibras, selênio, cálcio, ferro, potássio, zinco, vitamina E, ácido fólico e magnésio, exemplos delas são: Castanha-do-brasil, amêndoas, avelãs, nozes, amendoim e macadâmias são ricos em gorduras poliinsaturadas. Atenção com a ingestão em excesso, pois possuem alto valor calórico.
Postado por :Débora Marques Marquetti


Nenhum comentário:

Postar um comentário