segunda-feira, 14 de abril de 2014

Dicas para uma alimentação mais adequada de um jogador de futebol!

O futebol envolve exercícios intermitentes e a intensidade do esforço físico depende do posicionamento do atleta qualidade do adversário e importância do jogo. 
A alimentação de um atleta é muito importante para favorecer um melhor desempenho, tendo uma alimentação saudável melhora o depósitos de energia, reduz doenças, cansaços, melhorando a saúde em geral.

A dieta deve ser equilibrada, ter qualidade, variedade e ser moderada.

Carboidratos: Tem como função o fornecimento de energia necessária para o corpo realizar as atividades físicas,estes são encontrados nos seguintes alimentos, pães, massas, arroz, batata, aipim, frutas, cereais...

Proteínas: São considerados nutrientes construtores, constroem e reparam músculos, tecidos e  células:, são encontrados nos seguintes alimentos: carnes, ovos, leite e derivados...

Gorduras:Fornecem grande quantidade de energia, mais a principal função é absorção de vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K) dando saciedade ao organismo. Existem dois tipos de gorduras as saturadas encontradas de fonte animal  e vegetal está acaba fazendo mal a saúde e tem que ser evitada, e as gorduras insaturadas que são as mais saudáveis que são encontradas nos óleos, mas mesmo sendo saudáveis devem ser consumidas com moderação.

Vitaminas e Minerais: Elementos reguladores que participam do funcionamento intestinal, circulação sanguínea e sistema imunológico, são encontrados no seguintes alimentos: frutas, verduras e legumes, se os atletas tiverem problema com a ingestão destes alimentos terá problemas com o aporte adequado de vitaminas e minerais.

Água: Juntamente com o oxigênio é o constituinte mais importante para a manutenção. Quando se perde água pela urina, fezes, suor deve se reposta para manter a saúde.

Antes do treino: (Almoço e Janta) deve ser realizada até 4 horas antes do treino, para fazer total digestão, as mesmas devem ser ricas em carboidratos, com pouca proteína e sem gordura. 
Já quando são realizados (Lanches) deve ser realizada entre 2 a 1  hora antes   , sendo rico também em carboidratos, pouca proteína e sem nenhuma gordura. 

Durante o treino: É fundamental ter a hidratação, devendo ser periódica, podendo usar bebidas isotônicas.

Depois do treino: Logo após o treino, deve ser reposto o estoque de carboidratos para a energia que se perdeu seja recuperada, sendo fundamental a ingestão de proteína pois restaura a massa muscular algumas dicas carne magra, barrinha de proteína, queijos magros, é fundamental fazer a ingestão de vitaminas e minerais prevenindo lesões e melhorando o sistema imunológico as frutas são uma ótima opção.    

Postado por: Carolina Barsotti

Bibliográfia: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v7n6/v7n6a03.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário