quarta-feira, 30 de abril de 2014

Uso de Maltodextrina em exercícios de intensidade.


O uso de manipulações dietéticas e o consumo de nutrientes com o proposito de aumento na performance por parte dos atletas são uma prática milenar. Esse é um fato compreensível quando se considera o ambiente altamente competitivo em que vivem os atletas, juntamente com o grau de motivação para vencer.
A prática da suplementação é um fenômeno que cresce a cada dia, devido a preocupação dos atletas quanto a melhora da saúde e performance física, tendo a relação entre dieta e desempenho físico fundamental para o desempenho desses competidores.
Existem fatores que podem influenciar a suplementação de carboidratos com tempo, frequência, conteúdo do suplemento e tipos de suplemento. Em exercícios de longa duração o substrato degradado e utilizado é o carboidrato, o qual é armazenado na forma de glicogênio.
A glicose exerce um papel importante, pelo fato de servir como combustível primário, para a performance do músculo, principalmente durante exercícios intensos.   Dessa forma recomenda-se a ingestão de carboidratos para atletas que realizam competições com duração igual ou superior a 1 hora, devido a ter uma rápida metabolização e por serem digeridos e absorvidos mais rápido que as proteínas e lipídios.
Como os carboidratos são considerados o principal combustível durante o exercício de alta intensidade, aqueles atletas que treinam intensivamente e competem dias seguidos e não consomem carboidratos da forma correta, apresentam diminuição diária do glicogênio muscular, acarretando a diminuição da performance física. Considerando uma  recomendação ideal as dietas com alto teor de carboidratos complexos e baixo teor de gordura, evidenciando que a ingestão alimentar dos atletas possuem necessidades nutricionais diferentes.

Quando é analisado esportes de longa duração, que exige uma demanda energética elevada devido a combinações de duas modalidades esportivas existe uma escassez sobre suplementação de carboidratos.
Acontecendo a dificuldade de atletas e treinadores escolherem o suplemento ideal, pois os esportes acabam sendo separados, tornando inviável escolher um tipo de carboidrato, tempo ingestão e frequência ideal para este esporte, solicitando grupos musculares diferentes, possuindo também necessidades especificas, de acordo com as modalidades.
Observa-se os esportistas que usaram maltodextrina teve um aumento nos níveis de glicemia no decorrer da competição. O que ocorre é a combinação de carboidrato antes e durante a competição.
Portanto a suplementação de carboidrato (Maltodextrina) pode beneficiar a performance durante as competições, por ter a elevação dos níveis glicêmicos e insulina e tendo também a diminuição do lactato e cortisol, melhorando assim o rendimento físico, pois diminui a depleção do glicogênio no músculo e no fígado, aumentando a captação de glicose no músculo e cérebro, evitando a fadiga. Evita a hipoglicemia, tem uma maior disponibilidade do substrato para a realização do trabalho muscular.

Postado por: Carolina Barsotti
Referencia Bibliográfica:http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/pdf/rpcd/v6n1/v6n1a05.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário