quarta-feira, 14 de maio de 2014

Alimentos que não podem faltar para afastar o diabetes.


O diabetes é quando ocorre o aumento de açúcar no sangue, no tipo 2 é quando o pâncreas não consegui fabricar a insulina suficiente ou as células não conseguem aproveita-las da forma correta o que é chamada de resistência a insulina.
A diabetes acaba acarretando o excesso de glicose na circulação desencadeando várias complicações.
Depois de vários estudos, especialistas concluem que o aparecimento do diabetes tipo 2 tem relação com o cardápio do nosso dia a dia, sendo eles para o bem ou para o mal da nossa saúde, portanto sendo muito importante capricharmos na variedade dos grupos alimentares.
Segundo os cientistas, o que colocamos em nosso prato interfere diretamente nos níveis de insulina, o hormônio que introduz o açúcar para dentro das nossas células.
Por um lado existem alimentos que ajudam a deixar toda a célula em ordem, sem nenhum açúcar na circulação sanguínea, no entanto outros só atrapalham este processo, com isso prejudicando todo o nosso equilíbrio fazendo com que seja o estopim para a doença.
Existem os aliados na alimentação e os vilões. A baixo uma lista dos dois:

O que jamais pode faltar em cardápio:

Cereais integrais - contém nutrientes como a vitamina E, vitamina do complexo B e minerais como o selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo. Sendo ricos em carboidratos complexos e fibras apresentando um baixo teor de gorduras, ocorrendo o baixo níveis de glicose e consequentemente menor resposta da insulina. 
Hortaliças - Ricas em fibras, que ajuda na redução da absorção de glicose sanguínea. 
Frutas - Contém frutose, o açúcar natural das frutas, mais em porções menores e se alimentando daquela que tem um beneficio melhor a saúde.
Oleaginosas - ou melhor, a turma das castanhas e nozes, diminuindo os níveis de mau colesterol e aumenta o controle do açúcar no sangue.
Laticínios desnatados - baixo teor de gordura.

O que deve ser evitado:


Alimentos à base de farinha refinada, ou seja, pães, biscoitos e outros, além de laticínios com alto teor de gordura e carne vermelha gorda.


Postado por: Carolina Barsotti 
Referencia bibliográfica: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/21036/000621848.pdf?sequence=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário