quinta-feira, 15 de maio de 2014

Tirando duvidas sobre colesterol.


O que é colesterol?

Como se fossem guarda-costas, as lipoproteínas se encarregam de transportar o colesterol com segurança e impedir que seja facilmente dissolvido. Afinal, trata-se de um tipo de álcool. Sem o colesterol, simplesmente não sobreviveríamos. Ele é uma de nossas grandes reservas de energia e ainda faz parte das membranas de todas as células. 
Imprescindível, o colesterol forma o tecido do cérebro e ajuda na fabricação da bile, essencial no processo digestivo. O organismo não depende apenas da alimentação para obtê-lo. Ao contrário, só 25% do colesterol vem das carnes e dos derivados do leite, por exemplo - o fígado se encarrega de produzir os outros 75%. 
A fama de vilão se deve em grande parte ao excesso de LDL no sangue, capaz de aumentar o risco de um infarto ou de um derrame. Isso porque ele vai se depositando nas artérias, o que estreita os vasos a ponto de impedir a passagem do sangue.

O que é HDL?

A lipoproteína de alta densidade funciona como uma faxineira: ela recolhe o colesterol que o LDL deixou escapar no sangue e leva o excesso para ser absorvido no fígado. Por isso carrega a fama de bom colesterol.

O que é LDL?

Proteína de baixa densidade, é o famoso vilão. Essa lipoproteína tem na sua composição 45% de puro colesterol. No seu trajeto pelo organismo, pode deixar parte dele no caminho. É assim que essa molécula vai se depositando na parede das artérias.

Como o colesterol é formado?

Ele está presente nos alimentos de origem animal, como carne, gema do ovo, frios, embutidos, leite integral, manteiga e queijos.
Espécie de veículo transportador, a molécula quilomícron leva o colesterol e outros alimentos ingeridos do intestino até o fígado. Lá forma as VLDL, moléculas cheias de colesterol e proteínas.
No sangue, a enzima lipase quebra as tais VLDL. Dessa reação surge o LDL. O restante forma o HDL, que tem o papel de recolher o LDL em circulação, levando-o de volta ao fígado para ser eliminado. O HDL não consegue transportar quantidades gigantes de LDL. Por isso o excesso do mau colesterol, seja por causa de uma dieta inadequada ou de um desequilíbrio orgânico, vai se acumulando na parede das artérias.

Riscos do colesterol alto?

O colesterol em excesso vai se depositando na parede dos vasos e oxidando. Esse acúmulo altera o endotélio, que é a camada que recobre internamente as artérias, facilitando o depósito de outras substâncias, como cálcio e fibrina. O resultado é a temida placa ou ateroma, recheada de gordura por dentro. A pressão exercida sobre ela é tão grande que pode provocar uma inflamação e até o seu rompimento. 
Nos dois casos há perigo de infarto ou derrame à vista: seja pelo próprio aumento da placa ou pelo coágulo que surge de um rompimento, a passagem do sangue pode ficar completamente obstruída.

Taxa ideal do colesterol:

Abaixo 200 mg/dl.

Como se alimentar?

Aumente o consumo de fibras solúveis (aveia, arroz integral, frutas), pois elas reduzem a absorção do colesterol.
Reduza o consumo de gorduras saturadas e trans (frituras, bolos,biscoitos, sorvetes, carnes gordas).
Aumente o consumo de alimentos antioxidantes (frutas e verduras), pois as moléculas de colesterol são altamente vulneráveis aos danos causados pelos radicais livres.
Reduza o consumo de açúcares e álcool, pois estimulam o fígado a produzir ainda mais colesterol.
Inclua na alimentação gorduras boas (castanhas, nozes, linhaça, azeite de oliva e peixes), pois aumentam o HDL (colesterol bom) e reduzem o LDL (colesterol ruim).
Aumente o consumo de alho e cebola, pois ajudam a reduzir o colesterol e triglicerídeos.
Acrescente temperos nas refeições como: pimenta, manjericão, alecrim e orégano, pois eles são ricos em antioxidantes, que previnem a oxidação do colesterol.
Reduza o consumo de café, pois a cafeína torna esse colesterol circulante, podendo contribuir para a oxidação do colesterol.
Postado por: Carolina Barsotti
Referencia bibliográfica: www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/colesterol/

Nenhum comentário:

Postar um comentário