terça-feira, 20 de maio de 2014

Hidratação e nutrição no esporte!


Desidratação

Em atletas de prova de longa duração, o mecanismo de desidratação se dá principalmente pela perda de suor, que pode chegar a ser até dois litros/hora, sendo que fatores como as condições ambientais, condicionamento físico, aclimatação, grau de intensidade de esforço e tempo de exposição influenciam o volume de perda. Principalmente, mas não somente as atividades de longa duração em climas quentes expõem o individuo as doenças relacionadas com calor, sendo importante o diagnostico do estado de hidratação neste contexto. O uso de solução de reposição oral, recomendação que obrigatoriamente deve ser seguida pelos participantes de atividades de longa duração, inclusive os que percorrem trilhas, permite a adequada reposição de água, energia e eletrolitos. Portanto a reposição ideal se faz por meio das soluções hidroglicoeletrolíticas
O grau de desidratação pode ser determinada pela massa corporal verificada imediatamente antes e após a atividade física. Verifica-se que a desidratação reduz a massa corporal em 1%, quando a desidratação reduz entre 4 a 5 % a massa corporal torna-se evidente o prejuízo da capacidade de realizar atividade física.
Desidratação leve e moderada causa sinais e sintomas como fadiga, perda de apetite, sede, pele vermelha, intolerância ao calor, tontura, oligúria e aumento da concentração da urina. A desidratação grave causa pele seca e murcha, olhos afundados, visão fosca, delírio, espasmos musculares, choque térmico e coma, podendo evoluir para óbito.

Reposição

A característica da bebida de reposição hidroglicoeletrolítica deve respeitar fatores individuais, como também aqueles relacionados ao clima  e a atividade desportiva. A orientação para reposição hidroglicoeletrolitica fundamentado na duração e intensidade do evento desportivo, de modo que seja devidamente estimada a necessidade de reposição de água, eletrólitos  e substrato energético. Tal reposição deve ocorrer antes, durante e após a sessão de exercícios.

Recomendações Nutricionais

Para os indivíduos que praticam exercícios de natureza não competitiva, uma dieta balanceada conforme o que é recomendado por uma população em geral é suficiente para a manutenção da saúde e possibilitar bom desempenho físico.
No caso do atleta, a necessidade energética e calculada por meio da soma da necessidade energética é calculada por meio da soma da necessidade energética basal e o gasto energético médio em treino. Os macronutrientes ( Carboidratos, lipídios e proteínas) devem ser consumidos visando a recuperação muscular, manutenção do sistema imunológico, equilíbrio do sistema endócrino e melhora do desempenho desportivo

Postado por: Carolina Barsotti
Referências Bibliográficas: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v16n2/14.pdf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário