A dieta DASH (Dietary Aproaches to Stop Hipertension) é um padrão alimentar que reduz a pressão alta. Não é a dieta tradicional de redução de sal. A DASH usa alimentos ricos nos minerais, tais como cálcio,potássio e magnésio, que, quando combinados ajudam a diminuir a pressão sanguínea. É também baixa em gordura e rica em fibras, um estilo recomendado para todos.
O Padrão Alimentar saúdável (Healthy Eating Pattern) é o modelo para o padrão alimentar DASH, com a inclusão de 1/2 a 1 porção de castanhas, sementes e legumes diariamente, gorduras e óleos limitados, e uso de leite desnatado ou com baixo teor de gorduras. O padrão alimentar reduz a gordura saturada, a gordura total, o colesterol e as bebidas que contem açúcar; e proporciona as porções abundantes de frutas e vegetais.
Embora o plano alimentar DASH tenha o teor de sal naturalmente reduzido, em função da ênfase em frutas e vegetais, todos os adultos ainda devem fazer um esforço para reduzir os alimentos industrializados e processados e os lanches ricos em sódio e usar menos ou nenhum sal à mesa.
A DASH pode ser uma excelente maneira de perder peso. A perda de peso geralmente é sugerida pelo fato de ela poder ajudar a diminuir a pressão sanguínea. Além da dieta, tente acrescentar atividades físicas diárias, como caminhada ou outro exercício. Lembre-se de consultar seu médico primeiro.
Postado por Eliane Indena e Flávio Faitarone. Fonte: National Institutes of Health, National Heart, Lung, and Blood Pressure With DASH, U.S. Department of Health and Human Services, NIH Publication, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário