quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O Alho e suas propriedades funcionais




Resultado de imagem para imagens do alhoDe acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Campinas (Unicamp), o alho está entre os maiores remédios naturais estudados até hoje. O alho (Allium Sativum) já é utilizado a milhares de anos, mas foi no século 19 que seus benéficos anti-sépticos ganharam fama.
O poder terapêutico do alho é reconhecido pelo Ministério da Saúde e faz parte da família Liliaceae, ele é um alimento funcional, ou seja, protege o organismo de várias doenças quando consumido regularmente.
Os benefícios à saúde propostos para o alho são numerosos, incluindo prevenção do câncer, propriedades antibióticas, anti-hipertensivas e redutoras do colesterol. A alicina e os outros compostos sulfurosos voláteis são responsáveis por suas propriedades como alimentos funcionais. O alho é considerado protetor contra as doenças cardiovasculares, por reduzir a concentração de colestrol sérico, a pressão sanguínea e inibir a agregação plaquetária.

Principais substancias do alho:

O alho é rico em zinco e selênio, metais que fortalecem o organismo.


Ele contém ajoeno, que promove ações antitrombóticas (anticoagulantes), antiinflamatórias, vasodilatadoras, hipotensoras, antibióticas e antifúngicas.

Sulfeto de alila, substância capaz de inibir o crescimento de tumores.


A alicina é uma das principais substâncias. Ela dá ao alho sabor e cheiro característicos, e é responsável por grande parte de seus benefícios.

Essas substâncias trazem os seguintes benefícios do alho:

Ação antiviral: As propriedades imunoestimulatória do alho encontradas no extrato da planta que estimulam a imunidade de maneira geral. No caso do vírus da gripe a alicina tem ação comprovada.

Radicais Livres: Devido a grande quantidade de selênio presente no alho, ele se torna um poderoso antioxidante, o selênio liga-se aos radicais livres (partículas que “enferrujam” as células) que provocam o envelhecimento precoce dos tecidos.

Diabetes: Estudos mostram que as pessoas que consomem alho regularmente, apresentam menor tendência à Diabetes. Acredita-se que algumas substâncias presentes no alho estimulam a produção de insulina em níveis significativos.

Colesterol: O consumo freqüente de alho auxilia no controle do nível do colesterol sérico total, além de prevenir a aterosclerose e doenças cardiovasculares.

Para aproveitar todos os benefícios do alho, é necessário que ele seja consumido cru, pois seu principal componente, a alicina, apresenta-se na forma de um óleo volátil que pode ser desativado pela temperatura. Muitas pessoas são gostam do sabor do alho, mas atualmente o mercado traz outras maneiras de consumi-lo aproveitando todos os seus benefícios.

Postado por: Flávio Faitarone

Fonte : Alimentos Funcionais/Guia de Nutrição 
           .

Nenhum comentário:

Postar um comentário