quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Se preparando para uma cirurgia bariátrica




Antes de realizar o procedimento, é essencial que o paciente passe por um acompanhamento médico e psicológico para que possa entender a dimensão do processo ao qual será submetido e também para avaliar suas condições fisiológicas para reduzir os problemas que podem ocorrer após a cirurgia.
Caso o paciente apresente algum caso de transtorno alimentar, como a bulimia, este deve ser tratado antes de se submeter à operação. Pacientes que sofrem de transtornos, como vontade compulsiva de comer, também devem ser tratados com um psicólogo, já que a cirurgia não altera a vontade de comer do paciente.
Além disso, devem ser realizados alguns exames laboratoriais para verificar a saúde geral do paciente, esses serão solicitados pelo médico responsável cirurgia e são essenciais antes de qualquer processo operatório.
Para quem está pensando em se submeter à cirurgia bariátrica, é necessário ter sempre em mente que esse procedimento trará mudanças radicais, e eternas, para a vida. Então, é de suma importância que, em primeiro lugar, um médico seja procurado e que todos os exames sejam feitos para que se tenha uma avaliação correta. Nem todos que querem fazer essa cirurgia, podem fazê-la.
Além disso, é importante que se comece, desde que a decisão cirúrgica seja tomada, a realizar uma mudança de hábitos alimentares, como a troca de alimentos calóricos por alimentos mais leves e saudáveis, tais como verduras, frutas e legumes.
Outro ponto a se observar, é a redução na quantidade de alimentos gordurosos a serem ingeridos. Como foi dito, a cirurgia não muda a forma de pensar, portanto, é imprescindível se acostumar desde cedo a comer menos e a ter hábitos mais saudáveis.
Vale ressaltar que a realização de uma atividade física pode ser uma grande aliada nesse processo. Dessa forma, pode-se ganhar um melhor condicionamento físico e começar a perder alguns quilinhos antes mesmo de fazer a cirurgia.
Resta dizer que a preparação psicológica é uma das mais importantes nesse caminho e deve ser feita antes e após a cirurgia. É partir do acompanhamento psicológico que o paciente aprende a ser conhecer melhor e a construir uma nova identidade, já que estará sem uma parte do corpo. A cirurgia é apenas um começo.

Postado por Flavio Faitarone

Fonte: revista brasileira de obesidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário