sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O que é o Exame de Bioimpedância

O exame de Bioimpedância foi considerado pelo Consenso Latino Americano de Obesidade como um método apurado para avaliação da composição corporal.
Com os dados dessa avaliação, é possível fazer o correto diagnóstico de peso corporal, avaliando se a pessoa está inchado ou se é excesso de peso realmente. Com base nesse exame, o cardápio é melhor elaborado e as metas são melhores atingidas.
Vantagens
A BIA é um método não invasivo, rápido, com boa sensibilidade, indolor, usado para avaliar a composição corpórea, baseado na passagem de uma corrente elétrica de baixa amplitude (500 a 800 mA) e de alta freqüência (50 kHz), e que permite mensurar os componentes resistência (R), reatância (Xc), impedância (Z) e ângulo de fase.

O aparelho calcula:
•Real % Gordura Corporal e Peso Gordura
•% de massa magra e massa magra corporal
• Peso total
•% Água Corporal
• Taxa Metabólica Basal (TMB) – Quanto você gasta em calorias por dia.
• Índice de Massa Corporal
• Relação cintura / quadril

É um exame em que uma corrente elétrica passa pelo corpo através de dois pares de eletrodos adesivos colocados na mão e no pé direito. O exame é totalmente indolor, mas não é indicado para gestantes e portadores de marca-passo.
Quanto maior é o percentual de gordura, maior é a dificuldade para a corrente elétrica atravessar o corpo. A bioimpedância é útil para informar o percentual de gordura em sua totalidade, ou seja, mede tanto a gordura que está debaixo da pele como a gordura que está entre os órgãos. As medidas freqüentes das dobras cutâneas com um adipômetro de precisão complementam as informações da bioimpedância.
Postado por: Flavio Faitarone e Aline Roschel
Fonte: revista brasileira de nutrição esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário