sábado, 18 de outubro de 2014

Suplementação de bebida esportiva para jogadores de futebol

Um estudo randomizado cruzado e  duplo cego avaliou o efeito da ingestão de bebida contendo carboidrato a 6%, sódio e potássio (grupo CHO), em comparação com o placebo (grupo PL), em 10 jogadores da liga de futebol britânico, foi fornecido 500ml da bebida 90 minutos antes do jogo e 14ml/Kg de peso corporal a cada 15 minutos da partida. mediu-se glicose e lactato em repouso, antes do jogo três vezes durante o primeiro tempo (a cada 15 minutos), uma vez no intervalo e outras três vezes durante o segundo tempo.
Os resultados mostram que a ingestão de carboidrato elevou a glicemia em 30% em comparação ao repouso, no final do primeiro tempo (30-45 minutos de jogo), entretanto, ambos CHO (p=,001) e PL (p=,007) mostraram redução da glicemia durante o intervalo e a mesma se manteve similar entre os dois grupos durante o segundo tempo de jogo. A concentração de lactato sanguíneo elevou-se entre os primeiros minutos de jogo e manteve-se elevada durante o jogo em ambos os grupos.
"A eficacia desse tipo de bebida que é recomendada para esportes como o futebol deve ser aumentada com novas estrategias para aumentar a glicemia durante a partida"

Postado por: Flávio Faitarone e Aline Roschel

Fonte: Russel M, et al. J Athl Train. 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário