quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Suco de beterraba e exercício físico

A beterraba é um vegetal rico em Óxido Nitrico (NO), o qual pode ser criado de forma endogena como também por meio de suplementação, sendo de nitrato de sódio e/ou pelos vegetais.
Alguns estudos relataram efeitos provenientes da suplementação de NO na pratica de exercícios físicos. Larsen et al., (2007) fizeram um trabalho com praticantes de triatlo e ciclismo e notaram que também houve redução no VO2 durante o exercicio submaximo e aumentou de forma significativa a eficiência muscular. Larsen et al., (2010), avaliando indivíduo sedentários em atividade aeróbia observou redução do VO2 máximo, e com relação a pressão arterial, taxa de troca respiratória e lactato não teve efeito, ele relata uma tendência ao aumento do tempo de exaustão apesar da redução do VO2.


Devido a sua concentração de NO, a beterraba começou a ser utilizada como uma forma de suplementação em varias modalidades esportivas.
Em ciclistas treinados foram relatados resultados de redução de VO2 no exercício e aumento do desempenho em provas de 10 km (CERMAK, GIBALA e VAN LOON, 2012). Em outro estudo foram feitas comparações também em Ciclistas onde foram suplementados com dois compostos, um com baixa concentração de nitrato e outra com alta concentração. A suplementação com composto rico em nitrato mostrou melhoras significativas no desempenho nas provas de 4 e 16km (LANSLEY et al., 2010).
Nitrato, substância contida na beterrada, é responsável pelos benefícios.
O suco de beterraba é rico em nitrato, que tem como função vasodilatadora. Alguns estudos indicam que o suco de beterraba é indicado também para indivíduos que sofrem de pressão alta, pelo fato de conter níveis naturalmente elevados de nitrato no alimento.



Receita de suco de beterraba com 2 alimentos funcionais

Ingredientes 

  • 1 beterraba, sem casca e picada
  • 1 cenoura pequena sem casca
  • Suco de laranja
  • Gengibre a gosto

Modo de preparo 

Bata no liquidificador todos os ingredientes com 150 ml de água e beba logo em seguida. 


Não consuma com frequência sem consultar um nutricionista. Lembre-se: consulte sempre uma nutricionista antes de incluir algo na sua dieta.





Postado por Vanessa Policastri
Fonte disponível em : Revista Brasileira de Nutrição Esportiva - EFEITOS DO SUCO DE BETERRABA NA PERFORMANCE DE EXERCÍCIOS DE ENDURANCE
http://cienciadotreinamento.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário